Após anos de proibição institucional — de natureza expressa ou velada — os servidores administrativos da Polícia Federal finalmente poderão trabalhar uniformizados. A boa nova consta na Portaria nº. 9.020-DG/PF, publicada nesta quinta-feira (20), cujo texto regulamenta o uso e padroniza os requisitos mínimos dos uniformes para a categoria administrativa.
Segundo a nova norma, os uniformes serão de uso obrigatório para os servidores administrativos que atuam em atividades: 1) de controle migratório; 2) de expedição ou entrega de passaporte; 3) de atendimento a estrangeiros; 4) de atendimento do controle e registro de armas; 5) de produtos químicos; e 6) de segurança privada. O conjunto de uniformes será fornecido pela Polícia Federal e prevê camisa polo ou camiseta manga curta (ambas na cor azul), calça preta e jaqueta de frio. Os uniformes não poderão ser utilizados fora do local de trabalho ou por servidores que atuem em áreas distintas das supracitadas.
Para o presidente do SinpecPF, Éder Fernando da Silva, a publicação é um avanço. Há anos o sindicato recebe queixas de servidores administrativos pela ausência de identidade visual para a categoria. “É especialmente importante para os colegas que trabalham com atendimento ao público. Dá mais respaldo ao servidor e passa mais segurança para a população”, avalia o presidente.
Mudanças nas regras — O sindicato está ciente de que as normas para utilização dos uniformes não foram bem recebidas pela totalidade da categoria. Parte dos colegas se queixa da restrição do uso para uma minoria de setores. Outros consideram a distinção de cor em relação aos uniformes da categoria policial (pretos) uma forma de segregar os administrativos, diminuindo a classe. Há ainda aqueles que atuam nas atividades em que o uso dos uniformes será obrigatório, mas que, por não atender diretamente o público, gostariam de ficar isentos da obrigatoriedade.
“Normas podem ser mudadas e aperfeiçoadas. Essa é uma das razões de o sindicato existir”, pontua Éder. Entretanto, o presidente acredita que não haverá tempo hábil para que as mudanças sejam negociadas com a atual Administração da PF. “O comando do órgão mudará em poucos dias, assim como o do sindicato. Assim, é mais fácil que esse diálogo ocorra em 2019”, acredita. Dessa forma, todos os pontos trazidos pela categoria serão anotados e apresentados à futura gestão do sindicato, que posteriormente discutirá o tema com a nova Administração da PF — não sendo descartada uma intervenção judicial, caso seja cabível.
É impressionante como a segregação não somente permanece, como fazem questão de demonstrar e inaltecer tal postura, pois vejam que invés de vir estampada nas costas da camiseta , a palavra Polícia Federal em letras maiores e abaixo vir o cargo como seria o correto, uma vez que primeiro deveria estar estampado o nome da instituição, como é a maioria dos uniformes ostensivos, o que fizeram, colocaram em caixa alta o cargo AGENTE ADMINISTRATIVO e abaixo em minúsculo, propositadamente para não se perceber, a palavra “polícia federal”. Cada vez mais fico envergonhado e triste por pertencer a este Órgão.
exatamente!
Concordo com você, pois o sinpecpf se sujeita a usa uma camisa azul e sem o nome de Policia Federal nas costa e muito degradante para nos , ate parece que esse povo joga com a administração, pois nosso respeito fica sempre para traz , desda da hélia já vi que nunca vamos ser valorizado, devido esse tipo de se sujeitar só para dizer que somos da Policia Federal , veja se em outros órgão como por exemplo policia Rodoviária federal adm usa ropa diferente da cor padrao.
Na minha opinião, deveria ser preta, com o nome policia federal, se vai ser exclusivamente no trabalho, porque tem que ser azul e agente administrativa? eu particularmente, desse jeito não usaria, ser for obrigado, eu uso, venho da minha casa com roupa normal, aqui fazia a troca, e vice versa, não nos valorizam mesmo.
A respeito da publicação da Portaria nº. 9.020-DG/PF, cujo texto regulamenta o uso e padroniza os requisitos mínimos dos uniformes para a categoria administrativa, concordo que representa um avanço, porém a Direção Geral da PF, mais uma vez deixou claro que, desde sua criação, mantém viva a figura do Apartheid(regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.) para com os Agentes Administrativos da tão honrada e respeitada instituição. Lamento muito falar dessa forma, até mesmo porque, em sua expressiva minoria, temos servidores da cerreira policial que nos valorizam e apoiam, necessariamente no anonimato, para não serem rechaçados pelos demais colegas, principalmente por aqueles, que porventura, ocupam cargos de direção e não apoiam a categoria, tendo apenas que nos tolerar. Como bem lembrado no texto, e assim como a maioria sinto-me segregado e diminuído. Triste sentimento. Quando olho para além PF, vejo as demais instituições federais e internacionais, orgulhando-se de seus servidores, independente do cargo, ostentando o nome de suas instituições em seus uniformes, quando utilizados, a exemplo da RECEITA FEDERAL e da ONU, quando estive em missão na operação acolhida, em Boa Vista/RR, e nós, sem nenhum uniforme para representar a PF, mas pra quê, se a PF tem vergonha de nós?….
Porém, como bem falou nosso Presidente do Sindicato, para que haja uma melhor análise, principalmente jurídica, será necessário rever esta Portaria em 2019, pois assim como está acontecendo com relação à utilização de uniforme pela categoria, aconteceu entre 2004 e 2006 quando a PF expediu portaria sobre a utilização dos crachás para os servidores, com distinção de cor, ato prontamente protestado e muito bem fundamentado pela nossa representação sindical, resultando em um incrível e quase inacreditável reconhecimento de erro cometido pela direção do órgão, tão respeitado e honrado, mas que não respeita e não honra os seus!…… Minha esperança é de que com esta nova direção geral, possamos ser, definitivamente reconhecidos e tratados com dignidade, assim com a CF/88 determina, já que não há vontade própria de bem querer. Que Deus nos proteja e nos abençoe de 2019 para sempre! Boas festas, sejam felizes, ergam as cabeças, valorizem-se, pois somos importantes sim!…..
Amém!
Horrivel, eu não tenho coragem de usar este tipo de uniforme, quem projetou isso e de mau gosto. barbaridade tche.
O correto seria, camisa de gola pólo preta, brasão da PF na frente e atrás, escrito caixa alta “POLÍCIA FEDERAL” e abaixo em letras menores “ADMINISTRATIVO”, cores brancas ou amarelo ouro, mas eles acham uma desonra! 😐
Não vejo problemas em diferenciar pela cor, mas é absolutamente desnecessário e completamente ridículo ter escrito AGENTE ADMINISTRATIVO.
O intuito é apartar mesmo, pois na camisa dos policiais não aparece a função: APF, ESCRIVÃO, PAP. Tem apenas o nome do orgao, em fim, uma falta de consideração para com os ADMs, esperarmos a intervenção do sindicato .
Quando prestaram concursos sabia oque era e como era o cargo ADM da polícia federal .
É uma vergonha ficar brigando por camisa disso ou daquilo não faça nada pra ser reconhecido , faça por amor pelo prazer de estar ali, está ruim ? Presta outro concurso estão parecendo vigilante que pensa ser polícial frustração. Pede exoneração do cargo e deixa a vaga pra quem está sonhando em ser até porteiro na P.F.
O rapaz acima que teceu críticas severas deveria rever sua postura em criticar os colegas por exporem seu ponto de vista. Cada um tem o direito de se expressar como quiser. Se lhe agrada ou não, que guarde pra si. Se é do concurso de 2013, que exponha a sua experiência, mas não fique julgando servidores que estão no órgão há 20 anos ou mais, pois não entende e nem pode sentir a dor e o problema de cada servidor. O respeito mútuo deve ser preservado e compartilhado. Se o cidadão ainda permanece no órgão é problema de cada um. Lutar por direitos também é um direito da categoria e de cada servidor que realmente quer fortalecer sua categoria. A história demonstra isso. Se está contente com o órgão e o seu cargo, ótimo, guarde pra si ou exponha, porém, respeite o pensamento dos colegas.
ou é pra todo mundo ou então é melhor não ser. eis a quetão. até porque se o servidor esta em uma determinada área, ele pode ser removido e precisar de uniforme, entao melhor todos usarem….concordo com uniformes até porque a mulherada vai parar de andar com decotes ate o umbigo, roupas justas, saias curtas e por aí vai. essa historia do servidor dizer que nao precisa do uniforme porque nao atende o público é BALELA,….CHEGA PESSOAS DE FORA E NAO SABEM SE CONFIAM NUMA PESSOA SEM UNIFORME, JA PENSARAM ,NISSO??
Nada contra os trabalhadores circenses, mas uniforme de circo na Polícia Federal não combina.
Ainda bem que os ATE estão livres de usar este uniforme. Já que é só pra AGENTE ADMINISTRATIVO!
Não sou Agente Administrativo, Sou ATE com muito orgulho e somos sempre esquecidos, até mesmo por este sindicato.
Se ME OBRIGAREM A USAR, só se tiver escrito AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES OU ATE, no mais, não aceito usar algo que não identifica o meu cargo!
Sem delongas, pura DISCRIMINAÇÃO, Jean disse tudo.
Esta camiseta (com os dizeres bem grande AGENTE ADMINISTRATIVO) deveria ser usada por todos os “policiais administrativos” que lotam o RH, o nutran, o passaporte, o protocolo, a prefeitura do prédio, o nucleo de contratos, de licitações, o cartório, ….há milhares deles no Brasil. MILHARES. Uma verdadeira aberração a existência de “policial administrativo”, aquele que recebe vencimentos como policial (mas não é), aquele que se aposenta antes devido ao risco de vida (mas o único risco é sujar o dedo com tinta de carimbo). Estes sim deveriam usar esta camiseta.
senhores me respondam uma coisa na camisa dos policiais federal existe alguma area escrita o cargo deles
entao porque que nas dos administratrivos tem que ter escrito AGENTE ADMINISTRATIVO
Só sei uma coisa: chegou época de Natal e Ano Novo. E se repete a velha história: os Agentes Administrativos estão trabalhando. Não estão fazendo jus ao “recesso para pagar depois”. Enquanto isso, os “policiais administrativos” estão na Europa com a família. Estão na Disney com os filhos. Tanto os servidores administrativos quanto os “policiais administrativos” executaram A MESMA ROTINA ADMINISTRATIVA no decorrer de 2018. A diferença é que os “policiais que se refugiam no trabalho administrativo” receberam no decorrer de 2018 aproximadamente 6 vezes mais que os verdadeiros administrativos. Em janeiro, quanto os “policiais administrativos” retornarem das férias, irão exibir o bronzeado, irão mostrar as fotos com filhos na Europa. Roupas novas e caríssimas. Até quando?
Serão necessárias MILHARES destas camisetas pois os “policiais administrativos” também devem usar. Ou não há milhares de policiais trabalhando como administrativos? Ue? Todos sabem. Procurem no RH, no protocolo, no telefonista, no passaporte, no cartório, na licitação, na prefeitura do prédio (desempenhando a incrível aventura de …comprar uma torneira). Tudo isso para receber 22 mil/mes (em janeiro tem outro aumento), se aposentar antes devido ao “risco de vida” (torcer o dedo ao apertar o botão do elevador).
Rindo muito aqui, mas é a total realidade.
Eu não acredito no que estou vendo em relação a essa camisa, sinceramente já passamos por varias forma de descriminação, aqui na PF, mais eu achei que isso teria ficado no passado. Mais vendo essa camisa, e onde se pode usar, cheguei a conclusão que nada mudou mesmo, continuamos sendo usados como bode expiatório, porque essa camisa? o que significa essa camisa? essa cor de uniforme pertence a qual policia? Não conheço nada na PF com essa cor. Não acredito que os colegas tenha a coragem de se submeter a mais essa humilhação, será que o que estamos passando não é o suficiente? Chega de servirmos de trampolim.
eu achei que a descriminação seria passado na Policia Federal, mais infelizmente ela ainda prevalece na cabeça de muitos, vejam só o uniforme que pretendem oferecer para os Administrativos, eu sinceramente, tenho dificuldade de entender o que querem fazer de nós. Qual a unidade da Policia Federal tem essa cor? Porque esse nome estampado nas costas do uniforme (AGENTE ADMINISTRATIVO) não acredito que os colegas terão a coragem de submeter se a mais essa humilhação e descriminação de usar esse uniforme, simplesmente pelo fato de querer se apresentar uniformizado, sim teremos orgulho de nos apresentar uniformizados, mais com o uniforme da Policia Federal, ninguém aqui está querendo ser policial, queremos apenas sermos respeitados como funcionários da Policia Federal, entendo que não seria necessário esse diferenciamento de cor e função estampada como diferenciamento, afinal somos todos da Policia Federal, e precisamos andar de mãos dada para o engrandecimento da pro pia instituição, unidos somos mais fortes.
Este Uniforme é dispensável: primeiro teria que ser preto e dourado, segundo com o nome do órgão em letras normais e não á a necessidade de estampar a função do servidor na camiseta. Isso não é normal. Gostaria de saber o nome do grande iluminado elaborou está porcaria.
A cada dia que passa, eu tenho mais vergonha de trabalhar num órgão como o nosso, eu digo nosso porque trabalhamos aqui, más a realidade é outra, não somos tratados como servidores da Polícia Federal , até na hora de elaborar o uniforme os dirigentes nos discrimina.
Todos nós sabemos que o uniforme da Polícia Federal é preto e dourado ou cáqui, nunca tivemos a cor azul, muito menos função do servidor estampada na camiseta.
Uma simples pergunta: o SINPECPF aceitou essa nítida e clara prática discriminatória em forma de vestimenta? Sério? Não acredito que não há no sindicato alguém com culhão pra bater na mesa, chamar a responsa pra si e enfrentar essas pessoas que se acham os “donos” da polícia! Após um CONGEPE com muitas e muitas falas bonitas, de valorização, de fazer o servidor administrativo ser parte fundamental da instituição, me aparece isso? No mínimo isso é um PALHAÇADA
O sindicato não foi chamado a opinar sobre o uniforme em nenhum momento.
Isso não foi o que se postou no passado, caro colega:
“Recebendo o sindicato nesta quinta-feira (31), o diretor de administração e logística policial, Roberval Ré Vicalvi, afirmou que o órgão fornecerá vestimentas para toda a categoria. “A rotatividade entre setores é grande. Não faria sentido comprar para uns e não para os demais”, explicou. Ainda de acordo com Vicalvi, o órgão dispõe de recursos para a aquisição, contudo, ela só será realizada após procedimento licitatório, que será iniciado após a conclusão de outros processos semelhantes. “Em breve teremos o módulo para que todos indiquem suas medidas. Com isso, saberemos calcular a demanda”, garantiu.”
…
“Após ouvir os argumentos do sindicato, Vicalvi afirmou que os questionamentos serão analisados e que as normas poderão ser revistas. “Entendo que houve um trabalho e que a categoria foi ouvida. Mas não queremos comprar uniformes que os servidores não irão utilizar”, explicou.”
quero parabenizar o colega Vagner Silva, pelo seu brilhante comentário, na expressão da verdade, infelizmente parece que a direção da PF, através do nosso Sindicato não toma conhecimento da nossa insatisfação, com tanto distratos por parte da direção da PF, até porque se eles tem conhecimento, porque nos trata com tanta indiferença? Será se na carreira administrativa não tem pessoas que merece respeito tanto quanto na carreira policial? Acredito que sim. Eles pode é não nos respeitar, mais nós somos todos iguais, a única coisa que nos diferencia é os altos salários que os policiais recebe por mérito, e os minguados salários que recebemos por falta de interesse da direção da PF.
UMA VERGONHA UMA CAMISETINHA DESTA, SÓ ESPERO QUE O SINDICATO NÃO ACEITE ESTA PORCARIA
O Sindicato não deve aceitar…. Acredito que se obrigar usar essa camisa deveríamos paralisar as atividades.
Tem gente que esta pensando que esta linda camiseta é para ser usada no dia a dia, mas só será usada em algumas ocasiões, eu por exemplo jamais usarei essa coisa ridícula, discriminatória.
Agentes Administrativos da PF podem utilizar distintivo do Cargo ?? ou existe algum distintivo ?
Não há distintivo para a categoria administrativa. Esse documento é privativo de policiais. Os administrativos têm acesso à carteira funcional, que os identifica como funcionários da Polícia Federal.
Ainda bem que estou aposentado. É notório o desprezo com os Adm. Fui chamado por uma plantonista de APOSENTADO FULEIRA, solicitei ao ch do plantão registro dessa ocorrência, os mesmo com voz arrogante disse que não iria registrar qualquer besteira.
Uai, mas é a função da pessoa. Se quiser escrito agente de Policia federal, vai estudar
Ninguém está pedindo para que escrevam “agente de Polícia Federal”. Leia com mais atenção.
Exatamente, colega!
Eu sou Sargento da Polícia Militar do Estado da Bahia. Trabalhei muito anos na área de Rádio Patrulha, hoje estou no Adm, porém aqui não existe preconceito, pelo menos dessa forma absurda. Eu estou perplexo, não imaginava que era assim na Polícia Federal.
Tenho 10 anos como PM e estou estudando p’ra prestar o próximo concurso da Polícia Federal/Agente Administrativo, contudo deu um certo desânimo agora.
Amigo, pelo respeito que tenho à Polícia Militar de todo o País, não faça essa “bobagem”! Na PF só existe uma carreira: – a carreira policial. O “resto”, é resto! Você sair de uma instituição em que é graduado em um posto de comando para vir ser “capacho” é puro masoquismo! Me perdoe a conjectura! Uma colega fez isso no Mato Grosso, e, acredito que ela perdeu muito, pois a patente dela hoje seria de sargento, também! Os vencimentos da PM do Mato Grosso estão entre os melhores do Brasil. Nessa M… de cargo sem carreira, você vai estar caminhando a passos largos para trás. Continue estudando e faça concurso para qualquer cargo do judiciário, do legislativo ou mesmo para a PF na carreira policial. O cargo AADm sequer é reconhecido como integrante do órgão! Não tem valor, não tem prestígio, não tem plano de carreiras, não tem nada. Siga a sua “estrada” amigo. Não venha para o cargo AADm do PEC. NÃO VALE A PENA.
Na minha humilde e insignificante opinião, eu penso que o SINPEC deveria emitir um ofício informando que a categoria não irá utilizar esse uniforme. Se eles quiserem, que distribuam aos terceirizados e estagiários. A nós não será de bom grado e muito menos de boa vontade usá-los. Portanto, prefiro continuar “incógnito e no lado escuro da força, por trás dos bastidores”, que ser submetido a mais essa humilhação! Não há situação mais constrangedora e degradante a um servidor que se esforçou tanto, que sofrer, dentro do seu ambiente de trabalho, tamanha, diário e contínuo desagravo tão pejorativo e vexatório. Sabemos que eles nos querem fora do serviço público, pois estão impedidos de nos redistribuir, pela Lei de criação dos cargos. Assim sendo, cabe ao SINPEC estudar uma saída plausível ao problema, e buscar sua resolutividade diretamente com o MJ, pois o diálogo com o DG já se esgotou.
Colegas, eu tenho uma sugestão para que não sejamos mais uma vez ridicularizados: – Todos os colegas que estiverem lotados nessas atividades peçam pra sair! peçam disponibilidade para outro setor que não seja submetido a essa jocosidade. SAIAM todos desses setores e deixem o uniforme para os terceirizados e cedidos ao órgão. Não vale a pela passar por mais essa humilhação. Abandonem seus postos e peçam outra lotação, mas não se submetam. O órgão não merece a dedicação e o respeito que temos dispensado a este todos esses anos. Sejamos os servidores que eles querem que sejamos: – Sem identidade, sem rosto, sem orgulho, sem respeito, sem corporativismo, sem sentimentos e acima de tudo, sem comprometimento. O ÓRGÃO NÃO MERECE O NOSSO RESPEITO MUITO MENOS A NOSSA CONSIDERAÇÃO.
Sou Anistiado pela lei Collor de Melo, nós anos 80 trabalhei emprestado para PF , devido tudo isso , o Ministério da Economia está me enviando para PF
As condições de trabalho são degradantes assim? na minha época trabalhava no Aeroporto de Guarulhos , trabalhávamos em harmónia .
É daí pra pior, meu caro! Mas não irei te assustar nem desanimar antecipadamente! Quando você entrar em exercício no órgão verás com seus próprios olhos.
O rapaz acima que teceu críticas severas deveria rever sua postura em criticar os colegas por exporem seu ponto de vista. Cada um tem o direito de se expressar como quiser. Se lhe agrada ou não, que guarde pra si. Se é do concurso de 2013, que exponha a sua experiência, mas não fique julgando servidores que estão no órgão há 20 anos ou mais, pois não entende e nem pode sentir a dor e o problema de cada servidor. O respeito mútuo deve ser preservado e compartilhado. Se o cidadão ainda permanece no órgão é problema de cada um. Lutar por direitos também é um direito da categoria e de cada servidor que realmente quer fortalecer sua categoria. A história demonstra isso. Se está contente com o órgão e o seu cargo, ótimo, guarde pra si ou exponha, porém, respeite o pensamento dos colegas.