Está batido o martelo: o delegado Paulo Gustavo Maiurino será o novo diretor-geral da Polícia Federal. O nome foi confirmado ontem (6) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em postagem no Twitter. Ele substituirá o delegado Rolando de Souza, que ficou 11 meses no comando da PF.

Natural de Marília-SP, Maiurino é delegado federal há 22 anos, mas passou metade da carreira cedido para outros órgãos. Desde 2020, ele ocupa cargo de assessor especial de segurança institucional e transporte da Presidência do Conselho de Justiça Federal (CJF). Antes disso, foi secretário de segurança do Supremo Tribunal Federal. Também atuou no Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, foi secretário de Estado e subsecretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, assessor especial da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e corregedor-geral no Ministério da Justiça.

Na PF, Maiurino chefiou a Interpol no Brasil, o Serviço de Planejamento e Controle, a Divisão de Organização e Métodos da Diretoria de Administração e Logística (DLOG) e a delegacia de Chuí (RS), além de ter atuado como assessor de relações internacionais da Direção-Geral.

O SinpecPF deseja sorte ao novo DG. Que ele consiga superar os desafios do posto, entregando a modernização de que a Polícia Federal precisa.