O SinpecPF ingressou com nova ação coletiva contra os reajustes abusivos dos planos de saúde comercializados pela GEAP. Desta vez, o alvo do sindicato são os reajustes de 2018, autorizados pelo Conselho de Administração da GEAP. Nesse novo processo, pede-se a anulação da Resolução GEAP/CONAD nº 269/2017, ato normativo que autorizou os aumentos, bem como de quaisquer outros que não observem os limites autorizados pela ANS para os planos individuais.
Foi requerida a determinação de que não seja efetuado nenhum reajuste sem a apresentação detalhada das justificativas que autorizariam o aumento de percentuais, bem como que, qualquer reajuste não adote índices superiores àqueles limitados pela ANS para os planos de saúde individuais, atualmente fixado em 13,55%.
Segundo o advogado Rudi Cassel (Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados), a resolução combatida “operacionalizou reajustes nos planos de saúde contratados pelos substituídos em percentuais abusivos e excessivamente elevados, fazendo com que estabeleça prestações desproporcionais aos beneficiários”.
O processo foi distribuído à 2ª Vara Federal de Brasília e recebeu o nº 1005063-76.2018.4.01.3400.
Essa não é a primeira ação do SinpecPF contra reajustes abusivos da GEAP. Em 2016, o sindicato obteve liminar suspendendo os aumentos (antecipação de tutela essa que acabou revogada no ano passado). Em 207, o sindicato ingressou com nova ação, que pode ser julgada a qualquer momento. Clique aqui para conferir a situação desses processos.
Quase 20% de aumento da GEAP é um absurdo! A UNIMED reajustou em 3,49% o seu plano. Na GEAP, um casal de 60 anos, como é o meu caso, chega a pagar R$ 2.000,00 pelo plano mais simples com enfermaria. Na UNIMED, não chega a R$ 1.000,00, o plano regional com enfermaria. Quanto tempo vai demorar essa ação? Esclareço que sou sindicalizado.
Caro Raimundo, não podemos assegurar quanto tempo as ações demorarão para ser julgadas. Isso depende do Poder Judiciário. Nossa parte nós estamos fazendo: trabalhando para que os aumentos sejam suspensos o quanto antes.
Administrativo na PF não tem direito a Plano de Saúde. Alguém pode perguntar, porque? A resposta é simples, o Servidor tem que escolher ou come ou paga o Plano de Saúde. Além de caro, não oferece o que precisamos, quando mais precisamos. Simples assim!!!!! E o governo VAMPIRO vem e diz assim “Então morra”…
EXISTE ALGUM PROJETO DE CONCURSO PRA AREA ADMINISTRATIVA OU TECNICA PREVISTA PRA ESTE ANO ?
Ainda não, colega.