Após a decisão dos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF) em recusar a proposta de reajuste salarial de 9% para 2025 e 5% para 2026, além dos ajustes nos steps dos padrões e classes para os níveis superior e intermediário, o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) apresentou uma contraproposta ao governo. A entidade solicitou a aplicação dos mesmos índices de steps previstos para outras categorias aos servidores de nível intermediário do PECPF, propondo uma alteração nos steps para 1,25% nos padrões e 2,0% nas classes.

Negativa do Governo

Durante a mesa específica e temporária que envolvia os integrantes do PGPE, PST e planos correlatos, realizada em 18 de junho, o governo federal rejeitou prontamente a contraproposta apresentada pelo SinpecPF. Além de não aceitar as alterações sugeridas, o governo informou que não abrirá uma mesa específica para tratar de eventuais reajustes para o PECPF.

Nova Proposta do MGI

Em 19 de junho, o SinpecPF foi contatado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para uma nova reunião. Durante o encontro, o sindicato foi informado de uma “contraproposta” ao reajuste salarial. Embora os valores de 9% para 2025 e 5% para 2026 fossem mantidos, os steps sofreriam uma leve alteração. Na nova proposta do MGI, a aplicação dos steps seria adiantada, com metade dos valores aplicados em 2025 e a outra metade em 2026, diferentemente da proposta original que previa a aplicação total apenas em 2026.

Impacto Prático

Em termos práticos, não haveria modificação dos valores dos steps, apenas o adiantamento de sua aplicação. O SinpecPF, ciente de que sua contraproposta foi rejeitada e que a nova proposta do governo oferece apenas um adiantamento parcial dos steps, decidiu submeter a questão novamente aos filiados para votação.

Próximos Passos

Diante da rejeição da contraproposta por parte do MGI e da leve alteração na proposta de reajuste, a categoria se vê em uma posição de incerteza.
Os cenários políticos ainda seguem incertos, mas ainda cabe a categoria avaliar mais uma vez se a proposta readequada pelo MGI é suficiente.

A partir do link abaixo os filiados poderão votar pelo novo sistema implementado pela entidade. Basta acessar com o login seu CPF e a senha sendo os 4 dígitos iniciais do CPF.

Após isso, ir a área de “votação” e registrar seu voto.

A votação será encerrada às 23:59 do dia 26/6.

https://sinpecpf.sindis.com.br/sindis/areapublica/index