Rolando Alexandre de Souza é o novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição-extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4). Até ontem, Souza ocupava o cargo de secretário de Planejamento e Gestão na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Cerca de uma hora após a nomeação de Rolando ser publicada no DOU, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que Bolsonaro já havia assinado o termo de posse do novo diretor-geral, sem cerimônia oficial.
A oficialização do nome de Souza ocorre cinco dias após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter suspendido a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da instituição. Souza era considerado o braço-direito de Ramagem na Abin.
Gaúcho de Santa Maria, Souza comandou a Superintendência Regional de Alagoas entre 2018 e 2019. Também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e passou pela Divisão de Combate a Crimes Financeiros e pela Superintendência Regional de Rondônia.
Conforme pontuam os colegas alagoanos que trabalharam diretamente com o novo diretor-geral, Souza conhece bem a realidade da categoria administrativa e sempre defendeu a valorização da classe. O SinpecPF deseja sorte ao novo DG. Que ele consiga superar os desafios do posto, entregando a modernização de que a Polícia Federal precisa.
“Conforme pontuam os colegas alagoanos que trabalharam diretamente com o novo diretor-geral, Souza conhece bem a realidade da categoria administrativa e sempre defendeu a valorização da classe”
Mais um a ocupar essa Função. Pelo que percebo, vai ser igual ou pior que os que o antecederam. Direção do SinpecPF fazendo as honras mas não adianta muita coisa, jamais olharão pra nós, somos e continuaremos sendo invisíveis, apesar de todo trabalho e competência que cada um dos colegas tem demonstrado ao longo de todos esses anos…. Os antigões que o digam.
Compartilho de seu posicionamento, caro colega. Para o órgão, somos uma “sombra na escuridão”!