A Receita Federal liberou às 8h desta segunda-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006).

É possível consultar pela Internet, no site da Receita, ou pelo Receitafone (0300 789 0300).

Quase R$ 1 bilhão em restituições serão liberados para 735.453 pessoas que têm direito a receber.

Outras 63.362 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 83.659.656,12. A Receita apurou ainda que outros 53.119 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.

Depósito em conta

O dinheiro estará disponível para saque no dia 16 de julho e virá corrigido em 2,94%, referentes à taxa Selic de maio e junho, e mais 1% referente a julho.

Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na Internet.

Quem tem prioridade

Na hora de fazer a restituição, a Receita dá prioridade às declarações enviadas pela Internet. Em seguida, é liberado o dinheiro de quem entregou por disquete; por último, vêm as declarações em formulário impresso.

Esse critério, no entanto, é válido para quem entregou a declaração dentro do prazo (30 de abril). Quem perdeu o prazo fica fora destes critérios. O mesmo vale para as retificações efetuadas após o prazo de entrega.

Da redação do UOL

São Paulo

9/07/07