O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) participou, ontem (30), de uma reunião com a direção do PFSaúde, o plano de saúde exclusivo para servidores da Polícia Federal. O encontro, que contou com representantes das diversas entidades de classe da PF, destacou a importância da presença das categorias nas decisões sobre o plano, buscando maior representatividade e transparência.

Durante a reunião, a direção do PFSaúde apresentou um novo modelo de governança participativa. O plano permitirá que as categorias de servidores tenham representantes no Conselho Consultivo, órgão que contribui na tomada de decisões e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Para formalizar a participação, cada entidade deverá indicar três servidores beneficiários do PFSaúde, que serão avaliados pelo Diretor Geral. Destes, serão selecionados um titular e um suplente para representar cada categoria.

O SinpecPF já está recebendo indicações para a escolha dos candidatos, e os servidores interessados devem enviar seus dados completos (nome, CPF e matrícula) para o e-mail de comunicação do sindicato (comunicacao@sinpecpf.org.br) até o dia 18 de novembro.

Além do convite para a participação no conselho, o SinpecPF celebrou uma conquista importante para os servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF). O Diretor Geral confirmou que a PFSaúde, por meio do seu Conselho Deliberativo, aprovou uma redução de 40% no valor do plano para os integrantes do PECPF. A medida, aguardada por muitos servidores, deve ser publicada oficialmente ao longo do mês de novembro, e a previsão do seu efeito prático é para o dia 1º de dezembro.

Com esta decisão, o SinpecPF reforça seu compromisso de ampliar a representação e buscar benefícios efetivos para os servidores, que agora terão voz ativa nas deliberações do plano de saúde e um importante alívio financeiro.

Nota Complementar

O SinpecPF informa que, conforme a Resolução CDPFS/PF Nº 017, de 31 de outubro de 2024, publicada no Boletim de Serviço Extra nº 211, as mensalidades e os valores de coparticipação do PFSaúde foram ajustados e passam a seguir os novos critérios estabelecidos no Anexo I da normativa, e entra em vigor em 1º de novembro de 2024.

Essas mudanças visam fortalecer o fundo gerido pela ASO-PF, assegurando a sustentabilidade do programa de assistência à saúde dos servidores da Polícia Federal.

Vale destacar que a incidência dos valores constantes do Anexo I da Resolução não possui efeito retroativo em relação a eventuais débitos vencidos ou vincendos relacionados ao PF Saúde, constituídos sob a égide de outra tabela.