Quase uma centena de servidores do PECPF receberá postos de comando devido à reorganização das chefias da Polícia Federal, processo iniciado pela Medida Provisória 918/2020. Sendo mais preciso, 99 colegas foram beneficiados pela nova configuração.
A relação de servidores que passarão a ocupar postos de chefia consta no Boletim de Serviço nº. 099, da última terça-feira (26). Dividindo os nomes selecionados pelos cargos ocupados, chegamos à seguinte disposição: 89 Agentes Administrativos; três Agentes de Telecomunicações e Eletricidade; um Administrador; um Agente de Comunicação Social; um Agente de Portaria; um Arquiteto; um Engenheiro; um Estatístico; e um Psicólogo.
A nova configuração havia sido antecipada em janeiro pelo então diretor-geral Maurício Valeixo durante reunião com o SinpecPF. Segundo ele disse à época, o objetivo da medida é reforçar as “bases” do órgão, que normalmente sofrem mais com a carência de profissionais. Por conta disso, priorizou-se instituir uma função gratificada para os núcleos de apoio administrativo criados em algumas unidades.
Para o SinpecPF, a medida significa um novo passo rumo ao reconhecimento da importância da carreira administrativa para a PF. “É fundamental demarcar espaços”, aponta o presidente João Luis Rodrigues Nunes. “Sabemos que muitos setores ainda não foram contemplados, mas a configuração atual abre precedente para que mais postos sejam criados no futuro”, completa.
João Luis também espera que, com o tempo, os núcleos administrativos passem a ser todos chefiados por servidores do PECPF. “É a decisão mais lógica. Sabemos que hoje falta pessoal em alguns estados, mas nada justifica colocar policiais nesses postos”, avalia, garantindo que o sindicato trabalhará pela mudança desse panorama.
Parabéns aos colegas contemplados, infelizmente fizeram uma salada mista nas Delegacias, juntaram Químicos, Armas, Segurança Privada, Imigração, Passaporte, tudo agora é parte do núcleo de Polícia administrativo e colocaram um Policial chefiando tudo, não sei como vai ser… muito mal feito, vão ser chefe só no papel, só assinando o serviço dos colegas e recebendo a FG. Muito ridículo.
Colega, sinceramente, e com o devido respeito, você acha mesmo que eles nos dariam essa “chance”? Na delegacia em que trabalho sou o único aadm, mas a chefia do núcleo administrativo foi pra um agente. Assim como foi pelo brasil inteiro, salvo algumas exceções! Mas esses 99 servirão apenas como dados estatísticos para não comprometer as gratificações para os pf em desvio de função. Simples assim, mas que bom que foram contemplados. Como eu havia dito há muito tempo atrás, eles ficaram como urubus na carcaça, só esperando que os donos do topo da pirâmide alimentar se saciassem. É vida que segue.