O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, anunciou ontem que o governo fará este ano uma reavaliação de aposentadorias por invalidez e auxílios-doença pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Será mais uma medida de gestão na tentativa de melhorar as contas da Previdência. Segundo Machado, no dia 12 de fevereiro será instalado o Fórum Nacional de Previdência Social, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das medidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Fórum, destacou o ministro, terá a missão de discutir um novo modelo previdenciário para o País, a ser implementado gradualmente nos próximos anos. Segundo ele, no curto prazo, a idéia é focar a administração da Previdência na melhoria de gestão. O ministro não quis revelar detalhes do plano de reavaliação das aposentadorias por invalidez, mas disse que é preocupante o fato de o número desse tipo de benefício equivaler a 14% do total de contribuintes pessoas físicas do INSS, quando o padrão internacional está entre 7% e 8%.

Machado enfatizou que uma nova reforma não vai ‘tolher direitos de aposentados e pensionistas’ e não vai prejudicar quem estiver muito próximo da aposentadoria no momento que em ela entrar em vigor. ‘Por isso, ninguém que esteja próximo de se aposentar precisa, ao ouvir falar em nova reforma, correr para se aposentar’, completou.

O Estado de S. Paulo

26/1/2007