Mudança acontece nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste

O horário de verão começa na passagem da meia-noite deste sábado para o domingo. No primeiro minuto de domingo os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

O objetivo é reduzir o consumo de energia no horário de pico, entre 19h e 22h. Isto evita a sobrecarga do sistema e diminui os riscos de queda de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução da demanda no horário de pico deverá ficar entre 4% e 5%. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução deverá ser de 1.560 megawatts (MW), o que equivale a duas vezes ao consumo de Brasília. No Sul a queda será de 530 MW – 80% da carga no horário de pico em Porto Alegre (RS).

O horário de verão, que termina em 25 de fevereiro de 2007, começa somente em novembro por causa das eleições. O adiamento foi solicitado pela Justiça Eleitoral para evitar que, no segundo turno, as urnas eletrônicas precisassem ser adaptadas ao novo horário. O horário de verão no Brasil foi instituído pela primeira vez em 1931.

O Globo