MPOG não definiu sobre MP com a reestruturação e categoria segue com a greve

O Grupo de Trabalho (GT) que procede na revisão da reestruturação do Plano Especial de Cargos dos servidores da Polícia Federal deu continuidade nesta quinta feira, 21, a agenda de trabalhos técnicos no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), onde, nessa primeira fase, estão sendo feitas análises do projeto do Departamento de Polícia Federal. A reunião foi conduzida pelo Diretor de Relações do Trabalho do MPOG, Vladimir Nepomuceno.

Além dos trabalhos do GT, a expectativa da categoria para esse encontro era pela resposta do Secretário de Recursos Humanos do Ministério, Duvanier Paiva, sobre a proposta do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) de incluir a reestruturação, com efeito financeiro, na Medida Provisória do aumento da carreira policial. A presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, cobrou a Nepomuceno, a resposta do Secretário que havia se comprometido a dar uma posição na reunião desta quinta (21).

Nepomuceno explicou que no momento não tinha como consultar Duvanier Paiva, pois ele estava acompanhando o ministro Paulo Bernardo em Audiência Pública no Congresso Nacional. Mas afirmou que ainda hoje procuraria saber do Secretário sua definição e comunicaria ao grupo.

Os componentes do GT que representam os servidores do PECPF demonstraram sua insatisfação com a quebra do compromisso e cobraram uma resposta imediata à proposta. Enquanto não há definição, a categoria continua com o calendário de greve paralelo aos trabalhos do GT. No dia 28 de junho, fim do calendário da greve por tempo determinado, a categoria se reúne em Assembléia Geral Extraordinária para decidir se entram em greve por tempo indeterminado, caso o Governo não atenda às reivindicações.

Avanço nos trabalhos

Na reunião desta quinta-feira, o trabalho do GT se concentrou nas atribuições dos cargos dos servidores do PECPF. Foi colocada também a definição da metodologia das atividades, bem como o conhecimento prévio dos termos técnicos que serão usados nas audiências no MPOG, a fim de evitar erros nas interpretações e facilitar a compreensão durante as discussões. Nos intervalos das reuniões haverá troca de informações entre o GT, e será encaminhada uma espécie de pauta prévia, para que todos cheguem à reunião seguinte com sugestões para tirar dúvidas a cerca dos temas discutidos. Vladimir Nepomuceno, explicou que essa fase, assim como as duas seguintes, requer muita dedicação de todo o grupo para que os trabalhos sejam encerrados no prazo, ou até antes disso.

Participaram da reunião da bancada governamental: O Sr. Vladimir Nepomuceno-Diretor de Relações de Trabalho – CRH/MPOG; o Sr. , Idel profeta Ribeiro-Coordenador de Relações Sindicais e a equipe técnica do ministério composta por Elizabeth Muniz e Simone Velasco; o Sr.Edson Machado Coordenador-Geral de Recursos Humanos do MJ, o Sr.Fábio Boesi – Agente Administrativo – CRH/DPF;  e a Sra.Luciana do Amaral – Delegada – CRH/DPF.

Dos integrantes do GT, formados por membros da diretoria do SINPECPF e da base da categoria participaram do encontro: Hélia Cassemiro – Administrador/Presidente/SINPECPF, Joana Carvalho – Médica/vice-presidente/SINPECPF, Pauleana Martins – Assistente Social/diretora de Assistência Social/SINPECPF, Eugênio Moreira – Administrativo/Diretor Financeiro/SINPECPF, Gilson Matilde – Técnico de Assuntos Educacionais/ANP, Josias Rodrigues Alves – Administrador/DPP/CPLAM/DLOG e Márcio Vaz da Silva – Agente Administrativo/COAD/DLOG.

 

Comunicação Social / SINPECPF