O SinpecPF se reuniu ontem (12) com o deputado federal Felício Laterça (PSL/RJ) para solicitar apoio do parlamentar na interlocução junto ao Governo Federal. A opção é estratégica: como delegado federal de carreira, Laterça conhece bem a realidade do PECPF. Por estar a par das principais reivindicações da categoria, ele se comprometeu a atuar em defesa dos servidores administrativos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante o encontro, Laterça afirmou concordar com a estratégia do SinpecPF de regulamentar a atuação dos servidores administrativos nas atividades de fiscalização e de controle exercidas pela Polícia Federal. Para o parlamentar, setores como Imigração, Segurança Privada, Controle de Armas e Produtos Químicos são eminentemente administrativos, algo que precisa ser devidamente reconhecido. “Defenderei esse pleito junto ao ministro André Mendonça”, garantiu.
Laterça também pretende interceder em outras duas demandas da categoria: 1) o direito de os servidores administrativos portarem armas (com isenção do pagamento de taxas); e 2) a inserção do PECPF na regra do “gatilho” para concursos públicos na PF.
Em relação à primeira demanda, o sindicato pede que o Governo Federal passe a seguir os comandos constantes na Lei 10.826/03, que garante o porte, com isenção, a todos os INTEGRANTES da Polícia Federal. “Sou totalmente a favor e conversarei com o ministro para que seja editado um normativo deixando isso claro, sem margem para outra interpretação”, destacou Laterça.
Em relação ao concurso, o sindicato deseja que o PECPF seja inserido nas regras da Instrução Normativa nº. 02 do Ministério da Economia, tornando obrigatório concurso público para o PECPF sempre que o número de cargos vagos da carreira exceda a 5% do total de cargos existentes, assim como ocorre na carreira policial.
“…ele se comprometeu a atuar em defesa dos servidores administrativos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.” Me perdoem, caros colegas, mas nós já ouvimos tanto essas palavras e promessas, que já virou “clichê”!
São promessas vazias e sem conteúdo! Analisando o trecho “…Laterça afirmou concordar com a estratégia do SinpecPF de regulamentar a atuação dos servidores administrativos nas atividades de fiscalização e de controle exercidas pela Polícia Federal. Para o parlamentar, setores como Imigração, Segurança Privada, Controle de Armas e Produtos Químicos são eminentemente administrativos, algo que precisa ser devidamente reconhecido. “Defenderei esse pleito junto ao ministro André Mendonça”, reflete apenas o que todos nós já sabemos, e que, por anos, estamos com a nossa “boca aberta a gritar aos 4 ventos” para que se faça justiça e que se cumpra a Lei. Infelizmente, esse País não é sério e justo o suficiente para cumprir o que está determinado em uma Lei maior, principalmente em situações em que não beneficiaria ninguém, a não ser a nós, a “engrenagem capenga e quebrada” deste sistema. Assim como tantos outros, esse aí prometeu e não irá cumprir, saindo, ao final, “de mansinho e pontas de pé”, pra não ser notado/cobrado. Sabemos também que “1 andorinha sozinha não faz verão”! Qual seria o seu “legado” perante seu mandato? Tentou resolver a vida dos mil e poucos servidores do PEC!!! Isso não lhe dará votos, e muito menos prestígio, pois ninguém sabe o que é PEC, e muito menos que na PF existem AADM’s trabalhando!
E o que foi que eu disse? Aqui estamos, pra todos veres as verdadeiras faces desses senhores e seu órgão?
Um outro fato é que o cara é delegado, meus colegas! Ele jamais irá de encontro ao que pretende a sua categoria! Irá sempre ao encontro dos anseios dos seus pares! Resumindo: Só recebeu o SINPEC para saber o que queremos, para após isso, trabalhar defensivamente contra! É fato!
Delegado de Polícia Federal e Deputado Federal, reunindo com a Direção do SINPECPF e afirmando que apoia as Reivindicações da Categoria, dá pra rir ou dá pra chorar? Se nem os SELOG’s, DLOG’s, Peritos e tantos outros cargos que ocupam funções administrativas e que realmente sabem das dificuldades que o ADM tem no dia a dia fazem nada pra mudar essa história!! Imagina um Delegado que resolveu virar político? Resumindo, faço minhas as palavras do colega Théo: “Só recebeu o SINPEC para saber o que queremos, para após isso, trabalhar defensivamente contra! É fato!”
O pior de tudo, caro colega, é que pra que está de fora, nos enxerga como “policiais federais”, e que “choramos de barriga cheia”! A exemplo disso é a publicação, no BS, de uma ordem de levantamento das necessidades do órgão para a instalação de núcleos de inteligência em todas as unidades, tendo em vista a adequação à “REESTRUTURAÇÃO DA PF”. Só não sei que reestruturação capenga foi essa que deixou de fora a toda a categoria administrativa!!! É onde eu pondero a respeito da nossa permanência no órgão, haja vista que ingressamos por concurso público em algum órgão federal, e nalguma repartição pública chamada PEC, no qual somos “ocupantes” de vagas! Só não sei dizer o que faz, quando faz, onde faz, de que maneira faz, por ordem de quem faz, por qual motivo faz, e muito menos para qual finalidade faz! Não temos nenhuma referência de nosso trabalho! Estamos laborando em um lugar cheio de “policiais administrativos”, empregados público e terceirizados bem como de estagiários executando o nosso trabalho, enquanto nos sobram os “pepinos e abacaxis pra descascar” e resolver! Somos “fiscalizados” por um monte de gente, entre eles policiais federais “administrativos”, porém, não consta nas nas comissões disciplinares sequer, um servidor administrativo! Algumas coisas me intrigam: Se somos “ocupantes do PEC”, por qual motivo temos como chefes os policiais federais? Por qual motivo temos que exercer nossas atividades nos prédios da PF? Não percebemos nenhum adicional que nos garanta mitigar os riscos à nossa saúde e à nossas vidas! Qual a razão de nos manter no verdadeiro “limbo pantanoso”, mas dentro das unidades sendo hostilizados e menosprezados pela carreira policial? Somos em número tão reduzido que não temos condições de representar sequer uma categoria organizada! Assim sendo, acredito, por opinião pessoal, que o SINPEC deve direcionar seus esforços em uma só vertente, escolhida pela maioria dos filiados! Há anos vem lutando em várias “frentes de batalha”, e jamais passou das negociações de promessas e garantias sem crédito algum! O ex-ministro Sergio Moro deteve em suas mãos, pelo tempo em que foi ministro, o nosso projeto de reestruturação, tendo como amigo pessoal o ex-diretor geral da PF, e nem assim quis resolver a situação do PEC! É claro o descaso e a má vontade para com os servidores do PEC! Isso é cristalino como água! Resta-nos, agora, o Sr. João Luiz, presidente do SINPEC, definir em qual frente lutará! Pois ficar “dando tiros pra todos os lados no escuro”, no máximo irá “alvejar a única luz no final desse túnel”!