Em tempos em que planos de saúde estão ficando impagáveis, a máxima de que “prevenir é melhor que remediar” ganha ainda mais significado. E quando o assunto é saúde preventiva, a prática de atividades físicas tem papel de destaque. Está mais que comprovado que pessoas que se exercitam regularmente são menos propensas a problemas de saúde.

Ciente disso, a Administração Pública editou uma série de normas incentivando os órgãos públicos a adotar medidas de promoção de saúde entre seus servidores. Na contramão dessa tendência, a Polícia Federal, pressionada pelo Ministério da Justiça, acabou extinguindo sua iniciativa mais contundente nessa seara: a extensão do programa de atividade física para a carreira administrativa, suspensa em janeiro de 2015.

A suspensão foi bastante mal recebida pela categoria e a grande maioria dos servidores deseja que a medida seja revista. O próprio Ministério do Planejamento já afirmou, em Nota Técnica, que a interpretação do Ministério da Justiça e Segurança Pública não é vinculante. Dessa forma, a Polícia Federal pode sim instituir um programa de atividade física para seus profissionais administrativos.

A mudança de gestão na Polícia Federal cria momento oportuno para que uma revisão seja colocada em prática. É fato que a carreira administrativa necessita passar por um profundo processo de reestruturação, com a devida valorização da categoria, inclusive do ponto de vista salarial. Entretanto, uma vez que o período eleitoral impede a apresentação de propostas legislativas que gerem ganhos financeiros para os servidores, a retomada do programa de atividade física se torna o mais factível ato de valorização da categoria no curto prazo.

Para defender a retomada do programa de atividade física e conscientizar a categoria sobre a importância da prática regular de exercícios, o sindicato promove no dia 4 de junho a ação “Em movimento — Pelo retorno da atividade física”. Será uma data de mobilização, com palestra e atividades de prevenção de saúde, a partir das 10h00, em frente ao Ed. Sede da PF.

Participe. Movimente-se. Sua saúde e a saúde da categoria vão agradecer.

#EmMovimento