A diretoria do SINPECPF foi chamada pela Direção Geral do Departamento de Polícia Federal para tratar do Plano Especial de Cargos – PECPF, visando definir a estruturação dos cargos com nomenclaturas, atribuições, tabela vencimental ainda nessa gestão, e a realização de novo concurso público para preenchimento de vagas previsto para 2007.
O SINPECPF já esteve reunido no início de outubro com a Diretoria de Gestão de Pessoal para passar as primeiras informações. Na tarde desta quarta-feira, 18, terá nova reunião para avançar na elaboração do projeto de reestruturação do PECPF e receber informações sobre os primeiros estudos da estruturação do DPF.
O projeto da Direção-Geral está sendo elaborado a partir da proposta apresentada pelo SINPECPF. A mesma encaminhada em abril de 2005 pelo Diretor Geral, Paulo Lacerda, ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
A primeira reunião ocorreu no dia 3 de outubro, onde a presidente do SINPECPF, Hélia Cassemiro, o diretor jurídico Walter Matos, a filiada Joana Carvalho estiveram reunidos com a diretora de gestão de pessoal, Maria do Socorro Tinoco, seus assessores, a coordenadora de Recursos Humanos, Josefa Maria Lourenço da Silva, e representantes da DLOG e ANP.
A diretora da DGP, Maria do Socorro Tinoco pediu o projeto do SINPECPF para, a partir dele, trabalhar o projeto de reestruturação do órgão o mais breve possível. A presidente Hélia Cassemiro, entregou pronto o projeto da estruturação do Sindicato a DGP, que ficou a cargo da delegada Regina Alencar Machado e do delegado Oswaldo Paiva da Costa Gomide estudar a proposta e verificar as possíveis alterações.
“O fato de termos um projeto pronto facilita o trabalho da Direção Geral que economizará tempo para implantar a estruturação” analisou Hélia Cassemiro.
Concurso Público
Depois que forem definidas as nomenclaturas dos cargos e a tabela vencimental, o Departamento planeja criar mais vagas que serão preenchidas através de novo concurso público. Numa previsão da delegada Maria do Socorro Tinoco o Departamento deverá realizar concurso público no próximo ano.
História do PECPF
A criação do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal – PECPF, ocorreu através da Lei n°. 10.682/2003, publicada no Diário Oficial da União de 28 de maio de 2003
Em 2004 foi realizado o primeiro concurso público para os servidores do PECPF, para preenchimento de 1.638 vagas.
No ano de 2005 foi criada a gratificação GEAPF no percentual de 200%, através da Lei 11.095 em 13 de janeiro de 2005.
A luta pelo aumento e a reestruturação do PECPF começou quando a Direção Geral do Departamento de Polícia Federal encaminhou proposta em 11 de julho de 2005 ao Ministério da Justiça, pedindo a recomposição salarial dos servidores da Carreira Policial e dos servidores do Plano Especial de Cargos.
Comunicação Social do SINPECPF
Realmente nós pudemos ver o “trabalho” deles. Reestruturou tudo, nivelando por baixo! Hoje o cargo é o mais desprestigiado e menos desejado da administração federal. Também intitulado pelos opositores de “cargo lixão” da PF (e olha que nem somos realmente da PF)! Na minha humilde opinião, acredito que não mudará absolutamente nada, se caso formos mandados pro “caldeirão” de servidores, ou o também conhecido “carreirão”, que o ME pretende recriar (antigo DASP ou SIPEC). Talvez seria até menos ruim, pois estaríamos no meio de iguais a nós, ainda que desprivilegiados, mas pelo menos poderíamos escolher pra onde ir, enquanto que vinculados à PF, não temos sequer uma carreira, e menos ainda um ouvido pra escutar nossos pedidos de socorro!