Acolhendo parte das observações encaminhadas pelo SinpecPF em março, a Diretoria de Administração e Logística Policial (DLOG) promoveu mudanças nas regras para uso e padronização dos requisitos mínimos dos uniformes destinados aos servidores administrativos. A cor das vestimentas seguirá sendo azul, entretanto, haverá mudanças para adequar as peças ao padrão usual do órgão.
Entre essas alterações, ressalta-se o fim do destaque dado ao cargo de “Agente Administrativo” em detrimento ao nome da instituição. Agora, as vestimentas trarão o nome “Polícia Federal” em destaque nas costas, como ocorre com a categoria policial. Não haverá menção ao cargo, mas à categoria, mediante a expressão “Administrativo”, tal qual ocorre nas carteiras funcionais.
Além disso, a DLOG decidiu rever a proibição do uso do uniforme por servidores que não trabalham no atendimento ao público externo — para esse grupo, a utilização das vestimentas será obrigatória. O uso fora do local de trabalho segue vedado para toda a categoria.
Por fim, a DLOG também previu nova opção de vestimenta: um colete que substitui a camisa padrão. A intenção foi facilitar a vida dos servidores, permitindo que a categoria se adeque facilmente às exigências de vestuário.
Recebendo o sindicato nesta quinta-feira (31), o diretor de administração e logística policial, Roberval Ré Vicalvi, afirmou que o órgão fornecerá vestimentas para toda a categoria. “A rotatividade entre setores é grande. Não faria sentido comprar para uns e não para os demais”, explicou. Ainda de acordo com Vicalvi, o órgão dispõe de recursos para a aquisição, contudo, ela só será realizada após procedimento licitatório, que será iniciado após a conclusão de outros processos semelhantes. “Em breve teremos o módulo para que todos indiquem suas medidas. Com isso, saberemos calcular a demanda”, garantiu.
Atribuições — O sindicato aproveitou o encontro para solicitar o apoio da DLOG ao pleito de regulamentação das atribuições do PECPF. Diante da iminente reforma administrativa prometida pelo Governo Federal, é fundamental que a PF reitere o interesse em uma carreira administrativa própria. “Sem dúvida esse é o interesse da DLOG”, garantiu Vicalvi.
Já trabalhando nessa direção, a DLOG prometeu reavaliar a proibição da condução de viaturas e veículos pesados por servidores administrativos. “Essa atribuição está diretamente ligada à polícia administrativa e pode ser desempenhada pela categoria”, avaliou.
Vale informar que o sindicato pretende reforçar o apelo junto a todas as diretorias da PF. “Somos uma categoria diferenciada em um órgão que carece de mão de obra diferenciada. Isso precisa ser colocado no papel”, frisa o presidente João Luis Rodrigues Nunes.
Então, o @sinpecpf já decidiu: a farda será azul…
Muito bem! Lamento informar, mas jamais vestirei essa camisa azul. Fiz concurso para entrar num órgão cuja padrão de fardamento é o preto. Mecanismos discriminatórios sendo corroborados pelo @sinpecpf têm o meu total repúdio. Por que não ir aos Tribunais para dar um basta a mais este atentado segregacionista contra os próprios membros do órgão? Enquanto empresas e instituições do mundo inteiro lutam para que seus empregados, clientes e servidores “VISTAM A CAMISA”, a PF segue em sentido contrário e retrógrado mantendo um segmento legítimo dos seus servidores em condição de subserviência moral e retirando-os do padrão do órgão por qual motivo mesmo? Vaidade? Enquanto isso o @sinpecpf acompanhará de forma solene e obediente a angústia e o assédio discriminatório pelo qual passam seus filiados há décadas? Aguardem, pois em breve recorrerei à área jurídica deste @sinpecpf para me defender de um possível PD por uso da farda com camisa preta (única e verdadeira cor da PF): “servidor é processado administrativamente por VESTIR A CAMISA do órgão onde trabalha a 14 anos.”.
A decisão não foi do SinpecPF, é completamente absurdo afirmar isso. O sindicato inclusive oficiou a Administração pedindo a mudança da cor, algo que foi relatado em nossos canais oficiais, inclusive este site (Clique aqui para ler: https://bit.ly/2raFh3H). Infelizmente, a avaliação preliminar dos advogados é de que a Administração pode sim instituir um uniforme com cor diferenciada. Estamos avaliando todas as brechas para resguardar a categoria e contestar a medida na Justiça, caso possível.
Tô contigo, irmão! Não devemos nos submeter a mais essa chacota!
Será que não está mais do que na hora dos servidores demonstrarem seu descontentamento e quem sabe fazer um abaixo assinado de todos os ADms, endereçado inicialmente ao DG, depois ao Ministro da justiça e assim sucessivamente, explanando o descontentamento, as desmotivações, a segregação, os atos discriminatórios que a categoria vem sofrendo ao longo dos anos. Estou aqui a mais de 20 anos e nunca vi nada que fosse positivo aos ADMs, ao contrário, é sempre tirando direitos, diminuindo a estima, publicações nos BSs que apenas retiram ou excluem os servidores de qualquer direito conquistado. Foi assim, com a atividade física, com o trabalho, com o porte de arma, o uniforme azul etc. Só nos falta tirarem o nosso oxigênio. O que não falta é ADMs, desmotivados, exauridos, estressados, depressivos e se acham que está ruim, alegrem-se, pois poderá ficar pior. Nesse abaixo assinado, por que não pedimos para sair da PF, pois podemos solicitar a redistribuição para outros órgãos, uma saída em massa. Por que o SINPECPF fica tirando essas fotos com a diretoria da PF em todos os encontros, como se todos saíssem satisfeitos do encontro, não, eles fizeram e fazem o que querem, independente da intervenção do sindicato, tanto faz irem lá ou não. Na frente de vcs eles falam que vão rever alguma posição, mas no mesmo momento estão publicando algo para desmotivar os ADMs. Vocês sabem disso. Tem servidor que está nesta furada a mais de 20 anos e garanto que nunca viram nada que motivasse a categoria. Retiram direitos conquistados em minutos, e depois levam anos para restituir aquele direito estirpado alegando as mais diversas desculpas. Na nossa frente somos importantes, viramos as costas nos tiram algum ato outrora conquistado. Com relação ao uniforme, a palavra “administrativo” somente coloca a categoria na vala comum, pelos menos tendo o logotipo da PF e o cargo Agente administrativo, parece que pelo menos a um respeito pela função a qual se prestou concurso- Agente administrativo da Polícia Federal.
ESSE ÓRGÃO, POR SEUS DIRIGENTES, É SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL, VERGONHOSO E LASTIMÁVEL!
O ponto que não foi tangenciado é a obrigatoriedade do uso do uniforme por parte dos integrantes do PECPF, quando não há a mesma exigência para com os policiais. Essa distinção não se justifica , não encontra respaldo e fere frontalmente o princípio da isonomia.
A obrigatoriedade vale apenas para quem trabalha com atendimento ao público. Há situações em que os policiais também são obrigados a trajar uniformes, caso das operações, por exemplo.