A Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) realizará, na próxima segunda-feira, 11 de maio, às 19h, um chat aberto a toda população para discutir a implementação de melhorias nas condições de trabalho e valorização dos profissionais do setor de segurança pública. A iniciativa pretende abrir um canal com a população, possibilitando que esta envie sugestões sobre o tema via Internet. O encontro virtual terá duas horas de duração e contará com a participação da especialista Juliana Barroso, coordenadora geral de ensino em segurança pública do Ministério da Justiça.

Esse será o terceiro encontro virtual promovido pela Conseg. Cada um deles aborda um dos sete eixos-temáticos contidos no texto-base-documento elaborado pelo MJ para nortear as discussões da conferência nacional, marcada para agosto. A Conseg espera que a Internet sirva como ferramenta para que a população envie propostas que auxiliem o governo a estabelecer novas diretrizes para as políticas de segurança pública.

A participação dos filiados do SINPECPF é muito importante, uma vez que o chat representa uma oportunidade para que a categoria exponha suas carências e realize reivindicações, mediante propostas que melhorem a execução dos serviços dentro da Polícia Federal. As instruções para participar estão disponíveis aqui. Após as discussões online, os internautas podem contribuir com propostas no Fórum de debates. Além disso, será possível votar em uma enquete no site do Conseg.

O SINPECPF tem acompanhado de perto a discussão em torno da construção de novos princípios para a segurança pública. Por meio de sua presidente, Hélia Cassemiro, e pela representante do Rio Grande do Sul, Cleuza Menezes, a entidade participou de uma etapa preparatória da Conseg, em Brasília, promovida pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). Na ocasião, os representantes do SINPECPF puderam discutir algumas das propostas que serão levadas à votação durante a etapa nacional.

Site do Conseg
Local: www.conseg.gov.br, ícone “Conferência Virtual”.
Em caso de dúvidas, o filiado pode entrar em contato com o SINPECPF.