Melhorar a qualidade de vida do servidor mediante ações e projetos que visem ao bem estar da força de trabalho da Polícia Federal. Esta é a intenção da Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), que ontem (20) encaminhou ofício-circular a todos os superintendentes regionais solicitando sugestões e exemplos bem sucedidos de iniciativas com esse propósito.
Segundo a DGP, o objetivo é replicar iniciativas locais nas demais unidades da PF, garantindo assim a difusão de boas práticas de gestão de pessoas. Exemplo prático e bem-sucedido nesse sentido são as recentes reformas das academias de algumas superintendências e delegacias. O mesmo pode ser feito nos demais estados, beneficiando a categoria administrativa.
A ação da DGP está amparada no Plano Estratégico 2010/2022 da Polícia Federal, aprovado e atualizado pela Portaria nº4453/2014-DG/DPF, de 16 de maio de 2014. O referido documento contempla ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas, objetivando valorizar o quadro de pessoal. Para tanto, o órgão conta com o apoio das entidades de classe, que podem encaminhar sugestões de novas ações.
Por isso, o SinpecPF se propõe aqui a receber sugestões dos colegas sobre projetos que resultem em melhorias para a categoria administrativa. Importante ressaltar: não estamos falando aqui sobre as pautas fundamentais para a valorização da classe administrativa — tais como a regulamentação das atribuições de fiscalização e de controle ou a correção da amplitude salarial. Tais bandeiras já são preocupações correntes da categoria, jamais saindo da agenda do sindicato. No caso atual, o foco recai em ações locais, com reflexo no dia a dia das unidades.
As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@sinpecpf.org.br até sexta-feira (23). Elas serão posteriormente compiladas e encaminhadas à DGP.
Colegas, eu estou enganado ou esta mensagem está equivocada?
“…Exemplo prático e bem-sucedido nesse sentido são as recentes reformas das academias de algumas superintendências e delegacias. O mesmo pode ser feito nos demais estados, beneficiando a categoria administrativa…”
Beneficiando a categoria aadm em quê? As reformas das academias institucionais foram feitas para benefício do quadro policial. A Diretoria Geral da Polícia Federal não nos permite práticas esportivas! Não nos horários de trabalho, que é quando as academias estão acessíveis. Quais foram os projetos elaborados e implementados pela PF que agregaram benefícios a nós, servidores do PEC? A própria Direção Geral do órgão proibiu tal atividade a nós, sob a falácia de ser vedado pela AGU, TCU e pelo MJ, o que foi desmentido posteriormente! Então, qual garantia teremos de que acatarão alguma sugestão nossa para a implementação de melhoria do ambiente e condições de trabalho no órgão pelos servidores do PEC? Pra mim isso é “vender capim pra boi no pasto”! “Vender gelos pra esquimó”! O fato é que eles nos toleram, nos aturam porque não há nada a ser feito (por enquanto)! Nos menosprezam e nos humilham escancaradamente pra que o “mundo” saiba que não somos policiais e, com isso, “não temos a menor importância” para o órgão! O exemplo disso é o plano de carreiras, cargos e salários, bem como a definição de atribuições que nunca sairão do papel! NÃO HÁ O QUE SER FEITO! NUNCA teremos o devido valor e reconhecimento (se é que ter um plano de carreiras significa um “milagre” e não uma obrigação da Administração Pública), neste órgão! Nos transformaram em seus inimigos (mesmo sem saber a causa e o motivo) e eles os nossos adversários e algozes. Qual é a razão plausível disso? É uma pergunta sem respostas, pois até onde se tem conhecimento a respeito do trabalho, é que as partes formam o conjunto e o conjunto constrói o todo! Parece que esse conceito não se aplica à PF. SES LA VIE.
Cascatas, pois poderiam autorizar a pratica esportiva e não fazem!
Meu colega, o órgão nos tirou até mesmo os adicionais de periculosidade, de insalubridade, risco de morte, auxílio transporte…! Quem pensa que iriam, após tantas mentiras, autorizar a prática esportiva a AADM’s, está “redondamente” equivocado! Os diretores gerais que passam pelo órgão “tomam banho de água sanitária e desinfetantes” quando esbarram com AADM’s pelos corredores! Já me cansei de ver a carreira policial desdenhar de nós! Já ouvi tantas asneiras e idiotices que não dá nem pra contar. Tenho certeza absoluta que uma hora nos “chutarão” pra fora de uma vez por todas da forma mais humilhante possível a um servidor público aprovado em concurso público! Lamentável! Continuemos nas pranchetas de estudos! Continuemos a nossa busca fora do órgão! Dentro desse órgão, nunca passaremos de ocupantes do PEC!
Alguém ainda acredita?
Até parece piada!
1 – Nos estacionamentos das unidades basta uma simples olhada no pátio para saber quem é o proprietário dos carros velhos X carros novos. Carros velhos pertencem aos administrativos. CArros novos pertencem aos servidores policiais.
2 – Nas férias, os policiais levam a família para Europa tour, compras de roupas espetaculares, jantares chiques em Nova Iorque, enquanto que os administrativos ficam em casa assistindo Sílvio Santos;
3 – Durante o almoço, os policiais vão almoçar no super buffet grill com carnes macias e os administrativos desde sempre levam marmita de casa e não raro o feijão fica azedo;
4 – Policiais se aposentam antes, mesmo que possuam rotina administrativa no SELOG, transporte, RH, protocolo…
5 – Filhos dos policiais estudam em colégios top. Filhos de administrativos estudam em colégios públicos.
6 – Familiares dos policiais estão protegidos em um bom plano de saúde. Familiares dos administrativos estão no plano enfermaria do plano de saúde fajuto;
E muito mais que nem adianta ficar aqui repetindo o óbvio. Basta olhar a realidade.
Então, diante desta realidade, que tipo de sugestão esperam de nós? Devem esperar uma sugestão boba e inocente tipo “vamos melhorar o espírito de grupo através de cartazes”. Bobeira. Os próprios policiais e delegados falam “se não tá contente, faça concurso para policial”. Que raios de espírito de unidade é esta?
Concordo plenamente contigo, colega. Plenamente! Somos uma “piada sem graça” e um cargo “sem conteúdo”! Ninguém se importa com esse cargo, a não ser nós mesmos que procuramos exercer nosso ofício da melhor forma possível, pois do contrário, sabemos as consequências. O SINPEC virou “incômodo” ao DG, que os recebe apenas para tripudiar em suas faces e ouvidos! Não há mais o que se fazer! Os cargos administrativos do PEC estão mortos! E que siga o funeral!