Vice-presidente deve viajar na semana que vem; operação não foi confirmada
O problema teria sido diagnosticado em exame realizado na segunda-feira, um dia após as eleições, no hospital Sírio Libanês, em SP
O vice-presidente da República, José Alencar, vai viajar na semana que vem para os Estados Unidos, onde fará tratamento contra um novo tumor encontrado em seu abdome.
Segundo a assessoria da vice-presidência, Alencar será internado no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. Não foi confirmado se o vice sofrerá uma nova cirurgia.
O novo tumor teria sido diagnosticado na segunda-feira passada, depois de exames feitos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em julho deste ano, Alencar já havia sido submetido a uma cirurgia para a retirada de um sarcoma (tumor maligno) localizado também na região do abdome.
Quando foi operado em julho, Alencar ficou sob os cuidados de uma junta médica do hospital Sírio Libanês formada pelo urologista Miguel Srougi, pelo gastrenterologista Raul Cutait, e pelo cardiologista Roberto Kalil. À época, eles afirmaram que retiraram um tumor de quatro centímetros. Exames feitos posteriormente mostraram que se tratava de um tumor maligno.
A Folha apurou que Alencar preferiu não fazer exames durante os meses mais importantes da eleição presidencial. Candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, ele quis evitar ser alvo de especulações sobre sua saúde.
Por conta disso, resolveu ser examinado somente na última segunda-feira, um dia depois de ser reeleito vice.
Na entrevista que concedeu depois do resultado das eleições, Lula chegou a elogiar Alencar publicamente por seu esforço durante a campanha. O presidente lembrou que o vice contrariou seus médicos ao participar se carreatas e outros eventos durante a campanha.
“Quero de público aqui agradecer a participação jovial do meu vice-presidente da República. O Zé Alencar, durante o processo eleitoral, fez uma cirurgia, os médicos não queriam que ele fizesse carreata e por onde eu andava, o Zé Alencar já tinha participado como se fosse um menino de 18 anos”, disse Lula após a eleição.
Alencar tem sido vítima de problemas de saúde há quase uma década. Em 1997, durante um check-up, ele descobriu tumores malignos, um no rim direito e outro no estômago. No ano passado, o vice já havia passado por uma angioplastia. Ele colocou “stent” (espécie de bastão para garantir o fluxo sangüíneo) numa das artérias do coração.
Folha de S. Paulo
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS