Quem duvida do poder de mobilização da carreira administrativa da Polícia Federal teve de rever conceitos hoje (9). Em Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo SINPECPF no Setor Policial Sul, a categoria compareceu em peso para debater a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério do Planejamento e as ideias da Direção-Geral da Polícia Federal para modernização das carreiras do órgão.

O vice-presidente João Luis Rodrigues Nunes deu início à AGE falando sobre as negociações salariais com o Ministério do Planejamento. Ele esclareceu que a proposta de 21,3% em quatro anos corresponde ao aumento na folha de pagamento e que não foi especificado se o ajuste incidiria sobre o vencimento básico ou sobre a Gratificação de Desempenho (GDATPF). A promessa do secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, é que isso seja definido nas reuniões setoriais, que ainda não foram marcadas.

O sindicato explicou que a proposta foi rejeitada por todo funcionalismo público e que, por isso, o Planejamento pretende fazer ajustes. Na reunião conjunta, Sérgio Mendonça deu a entender que podem propor novo acordo com prazo menor em vez de aumentarem os percentuais.

Os filiados presentes na AGE ratificaram a decisão do sindicato de REJEITAR a proposta.

Propostas da Direção-Geral — Conforme o sindicato já explicou anteriormente, os detalhes da proposta apresentada pela Direção-Geral estão sendo debatidos em nosso Grupo do Facebook. Adiantamos que, na AGE, ficou decidido que o SINPECPF deverá procurar a Direção-Geral para reiterar os pontos de interesse da categoria, entre eles, a regulamentação da participação do PECPF em atividades de fiscalização e de controle desempenhadas pela Polícia Federal.

Para o vice-presidente, a AGE foi importante porque ratificou os principais pleitos da categoria. “Temos de ter muito claro em nossas mentes o que queremos e deixar isso claro para a Direção-Geral. Precisamos estar mobilizados para proteger os nossos interesses”, avalia João Luis.

O SINPECPF não poderia deixar de agradecer à Associação dos Servidores de Polícia Federal do Distrito Federal pela cessão do espaço utilizado na Assembleia de hoje.