Governo recebe diretoria do SINPECPF ao ver manifestação da categoria

A passeata realizada na tarde desta terça-feira, 24, pelos servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF), com apoio da Polícia Militar, foi marcada por uma manifestação democrática e organizada. A iniciativa do SINPECPF resultou num encontro entre a diretoria do Sindicato e o governo que se pronunciou pelo membro da Secretaria Geral da Presidência da República, David Schimdt. De acordo com a presidente do Sindicato, Hélia Cassemiro, o governo se comprometeu a dar uma posição sobre a situação da categoria.  

“A partir desse encontro, estamos com a expectativa de uma resposta mais concreta por parte do governo federal”, destacou a presidente.

Após ser recebida pelo Governo, a diretoria do Sindicato reuniu-se com os servidores, em frente ao Congresso Nacional, para uma Assembléia Geral Extraordinária. A ordem do dia era a definição sobre os rumos do movimento. Por unanimidade, os servidores decidiram pela paralisação de 48 horas, a partir desta quinta-feira, 26.

“Iremos pressionar cada vez mais o governo para atingirmos o nosso objetivo que é a valorização dos servidores do PECPF, através de nossa reestruturação”, ressaltou.

 

Passeata

O trajeto percorrido pelos servidores – do Edifício Sede da Polícia Federal até o Palácio do Planalto – reuniu mais de 800 servidores. Representantes de todos os estados, junto com o Distrito Federal fizeram uma bela demonstração de força e união em defesa dos direitos da sociedade, por meio da reestruturação da sua categoria.

Para Maria do Socorro Nonato que veio representando o Ceará “os servidores do PECPF demonstraram muita união e consciência de seus objetivos durante a mobilização, foi emocionante vê-los em passeata até o Palácio do Planalto, senti que eles estão realmente empenhados em lutar juntos” observou.

O representante do Espírito Santo Carlos Antonio Freire, acha que a decisão da categoria foi correta. “Estamos paralisando porque ficamos decepcionados com o adiamento da reunião no ministério do Planejamento; essa será uma forma de pressionarmos para que essa reunião aconteça ainda essa semana, espero que a mobilização de ontem (24) sensibilize o governo” ponderou.

Audiências

A diretoria do Sindicato esteve, ainda no início da noite de terça-feira, 24, com o deputado federal José Múcio (PTB-PE). A pauta da reunião era propor mais agilidade ao próximo agendamento da audiência adiada no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que seria realizada às 17h de ontem, 24.

O adiamento da audiência no MPOG foi comunicado ao SINPECPF pelo chefe de gabinete do ministro Tarso Genro, professor Ronaldo Teixeira. A diretoria do Sindicato, junto com os representantes regionais e servidores do PECPF foram até o Ministério da Justiça saber o motivo.

O representante do ministro justificou que o cancelamento se deu por conta do lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), onde todos os ministérios tinham que participar da agenda do presidente Lula que se estenderia por todo o dia. No entanto, ele propôs uma nova data, dia 30 de abril, que foi rejeitada pelos servidores por se tratar de véspera de feriado. A categoria sugeriu que a audiência seja agendada, ainda para essa semana, e também não querem esperar mais tempo. 

No encontro com Ronaldo Teixeira os servidores do PECPF puderam colocar novamente todas as reivindicações da categoria. Um por um, eles se apresentaram informando o setor da PF em que trabalham e o estado de origem. “Eles precisam ter noção de que o país inteiro está aqui para reivindicar” afirmou Hélia.

Membros da diretoria, representantes e servidores tiveram oportunidade de falar.  Eles questionaram sobre as negociações, pediram urgência no processo e tratamento igualitário por parte do MJ para todas as categorias da PF.

Ronaldo Teixeira, depois de ouvir os servidores, afirmou que as reivindicações da carreira policial não se sobrepõem a dos servidores do PECPF, que o MJ está seguindo com os encaminhamentos da reestruturação e pediu ponderação, mas prometeu tentar antecipar a audiência no MPOG.   

No final da reunião a categoria informou ao representante do ministro da passeata que realizaria no início da tarde até o Palácio do Planalto. O SINPECPF prossegue nesta quarta-feira, 25, com encontros com os parlamentares no Congresso Nacional.

Comunicação Social do SINPECPF