O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) não foi convidado a participar da reunião veiculada pelo Sindsep-DF realizada em 27/8/2024 entre representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério da Justiça e Segurança Publica e outras entidades.

Na reunião, conforme noticiado teria sido discutido a criação de uma nova carreira específica para temas relacionados à segurança pública e defesa, abrangendo servidores do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional.

Contudo, segundo a informação, a proposta apresentada pelo MGI não incluiria os atuais servidores desses ministérios, o que gerou confusão e preocupação com o que já havia sido apresentado à categoria. A notícia menciona a criação de um plano específico para o pessoal da segurança, incluindo o Ministério da Defesa e o Gabinete de Segurança Institucional, mas levanta dúvidas ao afirmar que “essa nova carreira não incluiria os atuais servidores do Ministério”.

Afinal, quais categorias irão compor essa proposta? Quais os critérios estabelecidos? Houve alteração na tabela remuneratória proposta? Qual o alcance da proposta para a categoria? Abrange também os aposentados e pensionistas?

Em resposta à notícia, o SinpecPF informa que tem buscado contato com o órgão e destaca a urgência de se reunir com o MGI e a Polícia Federal para obter esclarecimentos.

O sindicato informa que, assim que houver novas informações ou uma reunião agendada, a categoria será prontamente informada sobre os desdobramentos.