Em pronunciamento feito ontem (8), o senador José Medeiros (PPS-MT) cobrou do governo a regulamentação da Lei 12.855/2013, que prevê o pagamento de indenização de fronteira aos servidores públicos que atuarem nessas regiões.
Segundo ele, ao regulamentar a lei, que já foi sancionada há dois anos, o governo vai definir os municípios em que os servidores terão direito de receber o benefício.
Para o senador, a fiscalização precária da fronteira decorre da falta de pessoal interessado em trabalhar nessas regiões, o que facilita a atuação do crime organizado, especialmente o tráfico de drogas e armas, além de crimes ambientais e de atividades ligadas ao terrorismo internacional.
– A resposta das autoridades constituídas em relação à faixa de fronteira, que representa quase 27% do território nacional, ainda é bastante tímida, em vista dos problemas encontrados.
Medeiros também lembrou que a ausência do Estado nessas regiões, sem fiscalização ou oferecimento de amparo às comunidades, pode facilitar o engajamento de pessoas mais pobres em atividades ilícitas.
– Isso já vem ocorrendo em cidades do Mato Grosso, antes pacatas, mas que agora enfrentam problemas típicos de cidades grandes, como o aumento da violência – ressaltou.
Ele defendeu a adoção de políticas públicas nessas localidades, como educação, saúde e apoio à geração de emprego.
Fonte: Agência Senado
NOTA DO SINPECPF: Devido à inoperância do governo, o sindicato foi obrigado a ingressar com medida judicial coletiva pedindo o pagamento da indenização de fronteira aos filiados lotados em regiões classificadas pela Polícia Federal como fronteiriças ou de difícil provimento. Você pode acompanhar o andamento da medida clicando aqui.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS