Na semana passada o SinpecPF foi convidado a participar de uma mobilização no dia 23/10, em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para pressionar o governo a se manifestar sobre a proposta de unificação de carreiras, que ainda não recebeu resposta oficial.

Para que os filiados ao SinpecPF pudessem avalizar, foi realizar consulta à categoria por meio de votação online, que decidiu por não irá aderir à mobilização convocada para pressionar o governo federal quanto à proposta de unificação de carreiras. A votação, que ocorreu entre os dias 17 e o dia 21 de outubro e teve baixa adesão, registrando apenas 102 votos no total. Destes, 56 votaram a favor da participação na mobilização, enquanto 46 se posicionaram contra.

Conforme o parágrafo primeiro do art. 17 do Estatuto do SinpecPF, para que a entidade possa deliberar sobre temas específicos, como no caso da participação em mobilizações, é necessário que haja 2/3 dos votos favoráveis dos filiados. No entanto, o resultado da votação não atingiu esse quórum mínimo exigido pelo Estatuto, inviabilizando a adesão do sindicato ao ato.

Diante desse cenário, e respeitando as disposições estatutárias que regem as decisões coletivas, o SinpecPF informa que não irá participar da mobilização prevista para o dia 23 de outubro.

Apesar da decisão da categoria, o SinpecPF foi convidado a participar de uma reunião solicitada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Em razão de compromissos previamente assumidos pelo ministro, a audiência será conduzida por Marcelo Pimentel, Assessor Especial do Ministro, e Eliza Simões, Coordenadora-Geral do Gabinete. A reunião ocorrerá amanhã, no dia 23 de outubro de 2024, às 14h30, em Brasília-DF.

Dessa forma, o SinpecPF reafirma seu compromisso com a categoria e continuará acompanhando de perto as tratativas com o governo federal, buscando sempre garantir os interesses dos servidores do PECPF

Resultado Consulta sobre manifestação(9)