Servidores do PECPF palestram em evento internacional sobre saúde na segurança pública

A Universidade de Brasília, por meio da Faculdade de Educação Física - Grupo de Estudos em Fisiologia e Epidemiologia do Exercício e da Atividade Física (GEAFS), em parceria com o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e a Secretaria de Estado da Segurança e da Paz Social do Distrito Federal, realizará o 1º Simpósio Internacional de Saúde e Aptidão Física de Agentes da Segurança Pública – 1º SISAF.

O evento terá como tema central a saúde e aptidão física de agentes da segurança pública e será constituído por mesas redondas e palestras, abrangendo distintos campos de atuação, com foco no risco cardiovascular a que são submetidos os profissionais da segurança pública, e sua associação com a aptidão física.

Entre os palestrantes estão os técnicos em assuntos educacionais Eduardo Schneider e Valdinar Rocha Júnior. Ambos trabalham na Academia Nacional de Polícia (ANP), onde desenvolvem técnicas e ministram aulas voltadas à preparação física dos policiais federais. Os colegas também mantém produção acadêmica destacada junto à Universidade de Brasília (UnB): Schneider é Mestre em Atividade Física e Esporte, enquanto Valdinar é Doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automoção, com pesquisas na área de equipamentos de aferição fisiológica.

Schneider será um dos debatedores de mesa redonda com o tema “Treinamento Físico para a Saúde e o Desempenho Profissional”, que ocorre na quarta-feira (8), às 15h10, no Auditório da ADUnB. Por sua vez, Valdinar participa com a palestra "Aspectos legais da relação entre aptidão física, saúde e desempenho profissional", na quinta-feira (9), às 9h00, também no Auditório da ADUnB.

Para Valdinar, o evento é uma oportunidade de compartilhar as experiências obtidas ao longo de anos de trabalho no Serviço de Educação Física da ANP. “Também obteremos referências sobre as atividades realizadas em outras instituições de segurança pública nacionais e internacionais, possibilitando qualificar ainda mais o nosso trabalho”, completa.

A participação dos colegas demonstra o alto grau de capacitação dos servidores administrativos da Polícia Federal. É bom ver que até mesmo órgãos e institutos internacionais reconhecem a importância de nosso papel e a qualidade de nosso trabalho. Nossas atividades podem ser realizadas nos bastidores, mas possuem relação direta com os resultados do trabalho desenvolvido pelo órgão. Esperamos que a Polícia Federal se conscientize disso e trabalhe em prol da valorização profissional de nossa carreira, de modo a fixar aqui os talentos da categoria.

O 1º SISAF acontecerá entre dias 07 a 10 de março de 2017, no Auditório do Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB, localizado no Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte.

Com informações do Sisaf.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar