Nota do SINPECPF: Administrativos também integram a estrutura da PF

Em resposta a nota da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (AnePF), repercutida pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), o SINPECPF esclarece que a Polícia Federal não é composta apenas de cargos policiais, contando em sua estrutura com os servidores administrativos do Plano Especial de Cargos, representados por este sindicato.

Nem todas as pessoas sabem, mas, para que as operações policiais sejam bem sucedidas, é necessário todo um suporte logístico, realizado pelos servidores administrativos. São esses profissionais, de nível superior e intermediário, que se encarregam de manter a PF em ordem para que os policiais possam combater o crime.

Em geral, os administrativos atuam nos “bastidores”, nas mais abrangentes áreas.

É o caso dos médicos e psicólogos, que assistem os policiais; dos técnicos em telecomunicação, que instalam as antenas de rádio para as operações policiais; dos pedagogos, que preparam a grade curricular do curso de formação de policiais; dos administradores e contadores, que cuidam das finanças da PF; dos agentes administrativos, responsáveis pela alimentação de sistemas de bancos de dados, emissão e entrega de passaportes, controle migratório, serviço de protocolo, entre outras atividades; e tantos outros profissionais.

Aproveitamos para registrar nossa solidariedade aos escrivães que se sentiram menosprezados pelas declarações relatadas na nota da AnePF. Ao longo da história, nós, administrativos, também tivemos nosso papel institucional subestimado em diversas oportunidades. Entendemos perfeitamente como os colegas se sentem e consideramos o repúdio que eles registram em sua nota plenamente justificável.

Contudo, queremos aqui alertar para um lapso que, mesmo que involuntariamente, contribui para segregar os policiais federais dos servidores administrativos, prática que resulta não apenas em declarações infelizes, como também em prejuízos para nossa categoria.

Os administrativos da Polícia Federal desejam ser sempre lembrados como parte integrante do órgão. Nada mais justo, afinal, nosso trabalho integra cada uma das ações que contribuem para o grande prestígio que a instituição desfruta junto à sociedade.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar