Chegada de novos colegas comemora primeiro aniversário! Parabéns a todos!

Há exatamente um ano, o Plano Especial de Cargos da Polícia Federal ganhava cara nova. Na verdade, “caras”, no plural. Para entender a afirmação, é preciso retornar a agosto de 2014, quando o Ministério do Planejamento finalmente autorizou a nomeação dos 566 aprovados no concurso realizado em fevereiro para a categoria em 2014. A chegada dos novos colegas comemora, portanto, seu primeiro aniversário!

A autorização do Planejamento aconteceu onze dias após histórica marcha promovida pelo SINPECPF para cobrar a nomeação dos novos colegas. O movimento, realizado no dia 7 de agosto de 2014, contou com adesão maciça dos aprovados, que viviam na pele a angústia pela demora da convocação.

O vice-presidente do SINPECPF, João Luis Rodrigues Nunes, lembra com orgulho daqueles dias. Em função de licença da presidente Leilane Ribeiro, ele estava no comando do sindicato à época. “A promessa do Planejamento era de que as nomeações ocorressem em julho. Mas o país já dava sinais de crise e quando a promessa não foi cumprida, uma imensa interrogação pairou no ar”, rememora.

Certa de que o Planejamento honraria o compromisso inicial, a Polícia Federal chegou a convocar os aprovados antecipadamente para entrega dos documentos e exames médicos obrigatórios para a posse. Esse gesto fez com que muitos dos aprovados dessem a nomeação em julho como garantida. Alguns chegaram a abandonar seus empregos e cidades para se preparar para a posse.

O sindicato se colocou ao lado dos aprovados desde o início. Antes mesmo do concurso, já havíamos criado blog específico com dicas para as provas e explicações sobre a realidade da categoria. Com a demora na nomeação, recebemos representações dos aprovados em diversas oportunidades para discutir ações que garantissem a nomeação.

A primeira dela foi um “twitaço”, manifestação virtual no Twitter na qual o sindicato e os aprovados buscaram chamar a atenção das autoridades competentes para a necessidade da nomeação. Realizado no dia 6 de agosto, o movimento foi um grande sucesso, ficando entre os cem assuntos mais comentados da rede social em todo o mundo naquele dia.

No dia seguinte, o sindicato marchou com os aprovados do Edifício Sede da Polícia Federal até a Esplanada dos Ministérios, onde a diretoria foi recebida pelo então assessor especial do ministro da Justiça, Marcelo Veiga, que se comprometeu a solucionar o impasse o quanto antes. “Estava claro que a nomeação iria demorar mais, mas graças à pressão daquele dia, o governo arregaçou as mangas e decidiu mostrar serviço”, recorda João Luis.

O SINPECPF se orgulha dessa página de sua história e mais ainda dos nossos colegas “caçulas”. Vocês chegaram em um momento importantíssimo e trouxeram nova energia para a categoria. Ficou claro que, unidos, podemos superar grandes obstáculos. Por isso, pedimos a todos que integrem a família SINPECPF, filiando-se ao sindicato.

Agora o SINPECPF está lutando pela nomeação dos aprovados no cadastro reserva do concurso de 2014. Queremos muito mais aniversários pela frente e desejamos que as próximas comemorações sejam acompanhadas da correta valorização de nossa categoria!

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar