Aula inaugural do curso de formação exalta importância do PECPF para a PF

Um marco histórico para o PECPF. Assim pode ser (e foi) descrita a aula inaugural do curso de formação para os servidores recém-empossados na categoria, ocorrida na manhã de hoje (24). “A partir de hoje, todos os servidores da PF deverão passar pela Academia Nacional de Polícia para se formarem”, constatou o diretor de gestão de pessoal da PF, Sérgio Lúcio Pontes. “Esta é a primeira turma do PECPF, mas não será a última”, garantiu o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra.

A solenidade foi realizada no teatro de arena da ANP, tomado, talvez pela primeira vez, por servidores administrativos. Vale destacar que o evento em nada destoou das cerimônias inaugurais do curso de formação dos policiais, seguindo o mesmo protocolo.

Para o diretor em exercício da ANP, Rodrigo de Souza Carvalho, o curso de formação para o PECPF era uma necessidade do órgão e dos servidores. “Essa troca de conhecimento fará com que ambos cresçamos e nos ajudará a entender as expectativas um do outro”, enfatizou.

O diretor de gestão de pessoal destacou a importância do servidor administrativo para a instituição. “Somos todos integrantes da PF e todos vocês podem e devem se sentir parte deste órgão, pois serão fundamentais para a manutenção do nosso bom nome”, afirmou. Sérgio parabenizou os colegas pela aprovação no concurso e lembrou ter recebido comissão de aprovados fora das vagas que lutam pela nomeação. “Embora ainda haja pontos a ser aperfeiçoados na carreira, muitos gostariam de estar aqui hoje no lugar de vocês”.

A aula-inaugural ministrada pelo diretor-geral seguiu a mesma linha. Daiello enfatizou ter sido servidor administrativo na administração federal antes de ingressar na carreira policial, dizendo entender como os colegas estavam se sentindo naquele momento. “É a realização de um sonho! Vocês passaram em um concurso concorrido e o trabalho de vocês fará diferença para o país. É gratificante!”, definiu.

O diretor-geral também exaltou o papel do servidor administrativo para o sucesso das missões da PF. Para Daiello, o curso de formação ajudará os novos servidores a perceber que o trabalho no órgão está todo interligado e contribuirá para que todos se sintam parte da instituição. “Somos um time, e vocês devem se orgulhar do papel de vocês em cada operação bem sucedida que virem na mídia”.

O papel do SINPECPF para a realização do curso não foi esquecido. Os diretores lembraram que a ideia partiu do sindicato, que sempre defendeu a iniciativa como forma de distinguir o servidor administrativo da PF de seus pares em outros órgãos. “O sindicato está certo e atuaremos nesta linha. Assim como os policiais federais, os administrativos da PF passam pela ANP, e assim será para sempre a partir de hoje”, enfatizou o diretor-geral.

O SINPECPF mais uma vez comemora a realização do curso, que realmente representa um marco para a categoria. É uma vitória de todos, não apenas dos novos colegas. Trata-se, acima de tudo, de um precedente, da abertura de portas para a categoria, que agora pode e deve lutar por mais espaço e novas conquistas.

Também parabenizamos os diretores pelos discursos, repleto de belas palavras. Mas queremos mais: queremos que essas palavras se tornem ações. Ações de valorização da categoria, tal qual o curso que começa hoje e que representa apenas um primeiro passo rumo à valorização que almejamos.


Foto: Cleiton Pinto


Representando o Cadastro Reserva, a colega Fernanda da Silveira acompanhou a solenidade
e reiterou para a Direção-Geral o interesse dos aprovados fora das vagas de ingressar no PECPF.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar