SINPECPF conquista apoio de parlamentares para convocação de mais servidores

A tarde de ontem foi de movimentação política (18) para o SINPECPF. Acompanhada de comissão de aprovados fora das vagas no último concurso para a categoria, a presidente Leilane Ribeiro esteve na Câmara dos Deputados para solicitar o apoio de parlamentares na cobrança pela nomeação do cadastro reserva do certame.

Não faltaram argumentos para defender a nomeação do cadastro reserva. O primeiro deles foi a carência de pessoal administrativo na Polícia Federal. Com a recente nomeação dos 566 aprovados dentro das vagas oferecidas no concurso, a categoria passou a contar com 2.916 integrantes, o que corresponde a apenas 19,78% do efetivo total da PF. “É muito pouco”, explicava a presidente, alertando que esse percentual já foi de 30,3% em 1978.

Outro ponto atacado pelo sindicato foi a terceirização irregular, prática já condenada pelo Tribunal de Contas da União no Acórdão 1449/2012, no qual o TCU determina que a PF substitua gradualmente os funcionários contratados por servidores concursados. Na avaliação do sindicato, o passo mais simples neste sentido é a convocação do cadastro reserva.

Deputados manifestam apoio — O discurso do sindicato e da comissão dos aprovados fora das vagas surtiu efeito, conquistando o apoio de diversos parlamentares. Um deles é o deputado Amauri Teixeira (PT/BA), que já encaminhou indicação à presidente Dilma Roussef propondo a nomeação do cadastro reserva e a criação das 2.225 vagas solicitadas pela Direção-Geral da PF ao Ministério do Planejamento.

Amauri Teixeira também se prontificou a buscar uma reunião entre o SINPECPF e o Ministério do Planejamento para tratar exclusivamente da nomeação dos aprovados fora das vagas, solicitação esta feita pelo sindicato.

Já os deputados Fernando Francischini (SD/PR) e João Campos (PSDB/GO) prometeram se unir para realizar audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para debater a reestruturação da carreira administrativa, na qual seria tratada desde a modernização das atribuições até a criação de novos cargos, passando pela convocação do cadastro reserva.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar