Reunião com servidores do Piauí foca atuação nacional do sindicato

Em uma PF cada vez mais marcada pela insatisfação generalizada, chega a impressionar o bom clima institucional existente no Piauí, evidenciado no encontro da presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, com os servidores administrativos lotados no estado, ocorrido nessa segunda (17). Como foram poucas as queixas sobre problemas locais, a reunião focou principalmente as ações de âmbito nacional do sindicato, como as negociações com o Governo e os processos judiciais.

Leilane deu início à conversa esclarecendo o porquê de a reunião no Piauí não ter acontecido anteriormente. “Nosso projeto sempre foi visitar todos os estados, mas precisamos conciliar esses encontros com a agenda em Brasília. Por isso, demos prioridade aos estados que solicitaram formalmente uma reunião”, explicou, lembrando que o Piauí poderá ser novamente visitado caso os filiados julguem necessário. “Nosso sindicato é nacional e estamos prontos para interceder por todos sempre que preciso”.

Esclarecido este ponto, a presidente falou sobre a importância de unidade no movimento sindical, conclamando os servidores do Piauí a acompanhar as atividades do SINPECPF e participar dos atos aprovados pelas assembleias gerais. Ela enalteceu também o papel dos representantes estaduais Francisco Wilson da Costa e Yrisgeisson Fontinele Lima na aproximação do sindicato aos filiados.

Com relação à modernização das atribuições da carreira administrativa, Leilane explicou que o sindicato está atualmente cobrando respostas por parte dos ministérios da Justiça e do Planejamento. “Já apresentamos as nossas sugestões e agora queremos discuti-las para chegarmos a um consenso”. A avaliação do sindicato é de que é possível avançar na questão ainda neste semestre, desde que haja vontade política por parte do governo.

A presidente lembrou que o sindicato está acompanhando as negociações sobre uma tabela salarial conjunta para a PF e também as movimentações das categorias que integram o Fórum de Entidades do Serviço Público Federal, que cobram melhorias gerais para o funcionalismo, como o reajuste dos benefícios e a paridade entre ativos e inativos. Ela também deixou claro que o sindicato está pronto para ir às ruas fazer pressão caso isso seja necessário.

Leilane também revelou ter oficiado o advogado José Raimundo das Virgens cobrando explicações sobre o andamento das ações da GDATA e do auxílio-alimentação descontado entre 1996 e 2000. “Embora essas ações não sejam do SINPECPF, o sindicato representa a grande maioria dos beneficiários, o que nos legitima a acompanhar a situação de perto”.

Reunião com Superintendente – A preocupação central do encontro com o superintendente Tarcísio Abreu Júnior foi alertá-lo sobre a importância de garantir espaço apropriado para que os profissionais da área de saúde psicossocial prestem atendimento aos servidores. O sindicato verificou que o espaço atual não é propício para o trabalho e pediu para que o superintendente avaliasse o problema. “O Piauí é privilegiado por ainda contar com um psicólogo, um psiquiatra e uma assistente social quando muitos estados não possuem sequer um dos três! Por isso é interessante buscar aproveitar ao máximo esse diferencial”, destacou Leilane.

Também foi solicitada ao superintendente a análise de pedidos de servidores que desejam desempenhar sua jornada de trabalho em turno único de sete horas – mais o horário de atividade física –, o chamado “horário-corrido”. “Não sou contra, mas é preciso avaliar a situação de cada setor. Cada caso será visto de modo a não prejudicar o andamento do trabalho”, garantiu o superintendente.

Por fim, o superintendente lamentou que a reestruturação do PECPF ainda não tenha saído do papel e se disse aliado da categoria administrativa. “Gostaria de poder colaborar mais, mas creio que a Direção-Geral já deixou clara a importância da demanda”, afirmou, enfatizando que as portas de seu gabinete estão sempre abertas para todos os servidores.

Clique aqui para conferir outras fotos da reunião

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar