SINPECPF e Asagu debatem cenário de negociações e avaliam parceria

A presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, se reuniu na manhã de ontem (23) com o presidente da Associação dos Servidores da Advocacia Geral da União (Asagu), Danton Freitas Azevedo, para debater o cenário atual das negociações entre governo e funcionalismo. Ambas as entidades lutam pela valorização de suas categorias defendendo projetos de reestruturação de suas carreiras, mas, até o momento, tudo que receberam do atual governo foram propostas absurdas e promessas não cumpridas.

Danton explicou que a recente proposta apresentada pelo governo para os administrativos da Asagu nem de longe corresponde ao esperado pela categoria. A ideia defendida pelo Ministério do Planejamento é criar uma carreira nova na estrutura da AGU, mas apenas para novos servidores de nível superior, não recepcionando nenhum dos profissionais do quadro atual do órgão e sequer criando cargo novo de nível intermediário.

Para reforçar o quanto essa proposta não agradava à categoria, a Asagu sugeriu que a AGU sondasse os servidores a respeito do tema através de enquete na Intranet do órgão. Foi um verdadeiro “massacre”: 715 servidores votaram contra a proposta, enquanto apenas 27 se disseram favoráveis a ela. Diante da negativa dos servidores, as negociações entre o advogado geral da união, Luis Inácio Adams, e o Ministério do Planejamento serão retomadas. Hoje o Planejamento se recusa a negociar diretamente com a Asagu por entender que a entidade não pode representar formalmente a categoria.

Para Leilane, caso o Planejamento não ofereça soluções para as demandas dos servidores, SINPECPF e Asagu devem unir forças para protestar contra o governo. “Estamos em situação muito parecida e não podemos aceitar que toda a história de trabalho dos atuais servidores seja desrespeitada”. Vale destacar que o SINPECPF ainda aguarda resposta do Planejamento sobre a proposta de reestruturação da carreira administrativa da PF.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar