PF promove primeiro leilão de veículos de sua frota

A Polícia Federal promove amanhã (23) o primeiro leilão de veículos de sua frota. Serão 83 unidades em disputa (entre elas, algumas sucatas), que vão desde carros populares até caminhões, passando ainda por automóveis de luxo, como BMWs e Mercedes. O evento visa obter recursos para a renovação da frota, além de desocupar os depósitos sobrecarregados e diminuir gastos com a manutenção dos veículos. A experiência servirá ainda como laboratório para novos leilões que a PF pretende realizar nas superintendências regionais.

A ideia do leilão surgiu da observação de ações semelhantes realizadas pela Polícia Rodoviária Federal. Para colocá-la em prática, a PF designou comissão de servidores para acompanhar os leilões da PRF e, a partir dessa experiência, desenvolver Instrução Normativa definindo as regras que a PF deve seguir em procedimentos dessa natureza (IN nº 74/2013).

Para levar a experiência adiante, mais precisamente até às Superintendências Regionais, a PF solicitou que cada estado designasse comissão própria para acompanhar o leilão dessa quarta-feira (23). Trinta e cinco servidores vieram a Brasília com esse propósito e já nesta terça-feira (22) participaram de simulação do procedimento. Com o conhecimento adquirido nesse processo piloto, as Superintendências poderão futuramente realizar leilões regionais com os seus veículos excedentes e bens inservíveis. 

Entre os servidores designados para as comissões regionais, estão 17 administrativos. O SINPECPF entende que o número deveria ser maior, visto que os leilões constituem modalidade licitatória, atividade tipicamente administrativa. Em defesa do órgão, o coordenador de administração (Coad) Daniel Lemos alegou dificuldades orçamentárias para trazer servidores do PECPF em missão, em razão do corte financeiro praticado pelo governo nas diárias administrativas da PF. 

Como a experiência abre oportunidades para que colegas se tornem leiloeiros oficiais, o SINPECPF irá lutar para que, em um futuro próximo, as comissões formadas para os leilões da PF sejam constituídas totalmente por servidores administrativos.

Informações sobre o leilão – O leilão acontece amanhã (23), a partir das 9h00 nas dependências da Divisão de Serviços Gerais, na Superintendência da Polícia Federal, Setor Policial Sul em Brasília. O lance mínimo para o veículo de menor valor é de R$ 600. Vale destacar que é vedada a participação direta ou indireta de servidores da PF no leilão, inclusive de servidores inativos. 

O edital contendo todas as informações e as fotos dos veículos podem ser acessados no link: http://www.dpf.gov.br/servicos/leiloes/

Outros dois leilões em Brasília já estão sendo planejados pela PF e devem acontecer no mês de dezembro. Além de outros veículos, a intenção é leiloar bens inservíveis do órgão.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar