Mensagem Circular oficializa autorização do uso do emblema metálico

Para aqueles que precisam ver para crer, vale dar uma olhadinha na Mensagem Oficial-Circular nº. 09/2012, publicada na sexta-feira (20). Está lá a autorização expressa da Polícia Federal para que os servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal utilizem o emblema metálico da instituição em suas identidades funcionais. Com isso, os servidores administrativos dão mais um passo na luta contra a discriminação na instituição.

A publicação da Circular foi uma solicitação feita pelo SINPECPF durante a última reunião com o diretor-geral, em maio deste ano. Como a autorização ainda não havia sido formalizada, alguns servidores estavam temerosos de que a PF pudesse ter voltado atrás na decisão. De acordo com o diretor-geral, a autorização só não tinha sido formalizada porque a PF ainda não pode confeccionar as novas carteiras, visto que o sistema de dados dos chips de identificação ainda não foi concluído.

De acordo com a Circular, a nova funcional será implementada conforme as orientações do Conselho Superior de Polícia, sendo composta de cartão de identidade funcional e porta funcional de couro na cor marrom, com emblema metálico, sem o cargo no listel inferior.

A opção pelo marrom foi questionada pelo SINPECPF. O diretor-geral disse não fazer objeção a confeccionar carteiras pretas para os administrativos, iguais às utilizadas por policiais. Porém, o Conselho Superior de Polícia entendeu que isso poderia representar um risco e preferiu manter a cor marrom atual.

Para a presidente Leilane Ribeiro de Oliveira, a cor da funcional é uma questão menor que poderá ser discutida futuramente. “O importante é o passo dado. Saímos do ‘limbo’ para sermos reconhecidos como parte integrante da estrutura da Polícia Federal, órgão que, apesar dos problemas, ainda desfruta de grande prestígio junto à sociedade”.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar