Representantes debatem estratégias para o fortalecimento da categoria

O SINPECPF foca sua atuação na reestruturação do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal. Sendo assim, é natural que, de tempos em tempos, a própria estrutura do sindicato seja colocada em debate entre diretores e representantes do mesmo. Desta forma, o V Encontro Nacional dos Representantes do SINPECPF, promovido entre os dias 28 e 30 de março, serviu, antes de tudo, para avaliar a atual gestão do sindicato, bem como os pontos que precisam ser fortalecidos em sua atuação.

O primeiro ponto debatido – e também comemorado – foi o crescimento no número de representações estaduais, com 23 estados devidamente representados durante o encontro. “Espero que essas representações não se restrinjam a este encontro, mantendo-se atuantes após o debate promovido aqui”, alertou a presidente Leilane Ribeiro de Oliveira. Na opinião dela, o grande número de representações proporciona melhor compreensão da realidade da categoria por parte da diretoria, além de contribuir para a troca de experiências entre os representantes.

O papel que o representante estadual deve desempenhar também foi amplamente discutido. Uma postura dinâmica e proativa foi cobrada pelos diretores, destacando-se a necessidade de uma comunicação rápida e contínua com a diretoria do sindicato, para que esta última possa tomar as medidas necessárias em defesa dos direitos dos filiados. “Para que possamos agir, precisamos conhecer os problemas que nossos filiados enfrentam. Por isso é imprescindível que os representantes nos comuniquem toda e qualquer demanda de seu estado”, ressaltou a presidente.

A motivação da categoria também foi objeto de reflexão. Na avaliação dos presentes, a baixa remuneração e o descaso de governantes com as demandas do PECPF são responsáveis pelo desânimo que acomete parte da categoria, fenômeno que tem provocado o esvaziamento de ações e manifestações promovidas pelo sindicato. Entretanto, todos concordaram que a categoria não pode entregar os pontos e que os representantes estaduais devem servir de exemplo para que os demais participem mais ativamente das atividades sindicais.

Leilane também enfatizou a importância do site do SINPECPF para a comunicação junto aos filiados. “O site é nossa principal ferramenta de diálogo com o filiado. Assim, é muito importante que cada um desenvolva o hábito de acessá-lo com frequência, e os representantes devem auxiliar para que isso aconteça”.

Demandas da categoria:

A condução das negociações das principais demandas da categoria pelo SINPECPF também mereceu destaque durante o Encontro. Os representantes queriam saber como auxiliar nas negociações, em especial na relativa à reestruturação da carreira.

A presidente esclareceu que, com o debate da Lei Orgânica paralisado no Congresso Nacional, as negociações pela reestruturação da categoria ficam centralizadas no Ministério do Planejamento, que atualmente condiciona a aprovação da proposta do PECPF a um parecer favorável da Casa Civil para proposta de reestruturação da carreira administrativa da Advocacia Geral da União.

Leilane lembrou que, futuramente, a questão terá de ser apreciada pelo Congresso. “É nesse momento que a atuação dos representantes estaduais se torna primordial”, enfatiza.  “Nessa etapa, cada estado deve procurar seus deputados e senadores envolvidos na análise da matéria, esclarecendo a questão e cobrando um posicionamento favorável a nossa demanda”, explica. 

Em relação às demandas locais, a presidente esclareceu que os representantes possuem autonomia para negociar diretamente soluções junto a chefias e superintendentes, porém, as questões devem ser sempre encaminhadas ao conhecimento da diretoria, para que esta avalie se a demanda deve ser acompanhada de perto. “Já estivemos em diversos estados auxiliando na solução de questões locais e pretendemos visitar todos os demais”, enfatizou.

Por fim, a presidente revelou a intenção da diretoria de promover reformas no estatuto do sindicato, estabelecendo como prazo a data de 15 de maio para que cada estado encaminhe as mudanças que deseje propor.

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar