Liberada consulta ao 2° lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou nesta terça-feira a consulta do 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano base 2007. Os contribuintes podem consultar se foram incluídos na relação pelo site da instituição (www.receita.fazenda.gov.br/) e também por telefone, no número 146. É necessário informar apenas o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com a Receita, o lote divulgado tem 958.614 restituições, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão. Nesta liberação, estão contemplados os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso, que não apresentaram pendências e que não foram incluídos no 1º lote. Os demais contribuintes foram incluídos de acordo com a ordem de entrega da declaração, informou o órgão.

O dinheiro estará disponível no banco para saque no dia 15 de julho e terá correção de 2,84%. Após essa liberação, não haverá nenhum acréscimo e, se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, volta para os cofres da União. Caso o contribuinte não concorde com o valor, a Receita orienta que o valor deve ser recebido e que depois deve ser feita a reclamação ao órgão.

Se no ato da declaração o contribuinte não informou o número da conta para crédito da restituição, deverá procurar uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do valor para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança. A alternativa é ligar para o "BB responde", nos telefones 4004-0001, nas capitais, ou 0800-729-0001, nas demais localidades, e agendar a conta para o crédito da restituição.

(Fonte: Receita Federal)

Comentários Recentes

Somente Logado!

Registrar